Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
31 de janeiro de 2026
Rádio AO VIVO
Política

Lula vê com cautela convite de Trump para Conselho da Paz da Faixa de Gaza

  • janeiro 22, 2026
  • 2 min read
Lula vê com cautela convite de Trump para Conselho da Paz da Faixa de Gaza

O convite do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a criação do chamado Conselho da Paz da Faixa de Gaza é tratado com desconfiança pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes de definir uma posição, o chefe do Executivo brasileiro decidiu consultar líderes estrangeiros. O tema foi abordado nesta quinta-feira (22) em uma conversa telefônica de cerca de 45 minutos com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Sem detalhar o conteúdo do diálogo, o Palácio do Planalto informou apenas que os dois líderes trocaram impressões sobre o cenário internacional e reafirmaram a defesa de uma reforma ampla das Nações Unidas e do Conselho de Segurança. Segundo a nota, Lula e Modi também reforçaram o compromisso com a paz na Faixa de Gaza e, de forma mais ampla, com o multilateralismo, a democracia e a promoção da paz global.

Lula tem uma visita de Estado à Índia programada para ocorrer entre os dias 19 e 21 do próximo mês, em Nova Délhi.

Avaliação interna

Auxiliares do presidente avaliam que o convite feito por Trump pode representar uma armadilha diplomática para o Brasil. A recusa poderia expor o país a possíveis sanções dos Estados Unidos, enquanto a aceitação do convite é vista como arriscada por envolver um projeto no qual Trump teria poder decisório centralizado, em desacordo com princípios do multilateralismo defendidos pelo governo brasileiro.

Antes de responder oficialmente à Casa Branca, Lula pretende ampliar as consultas com outros líderes internacionais. Além de acompanhar o posicionamento das principais potências europeias, o presidente quer priorizar o diálogo com países do Brics. Nesse contexto, além da Índia, devem ser ouvidos representantes da Rússia, China e África do Sul.

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *