Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
31 de janeiro de 2026
Rádio AO VIVO
Internacional

Trump ameaça impor tarifas a países que não apoiarem plano dos EUA para adquirir a Groenlândia

  • janeiro 16, 2026
  • 2 min read
Trump ameaça impor tarifas a países que não apoiarem plano dos EUA para adquirir a Groenlândia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (16) que pode impor tarifas a países que não apoiarem seu plano de aquisição da Groenlândia, território autônomo ligado à Dinamarca. O republicano não informou qual seria o valor das taxas nem de que forma seriam aplicadas.

“Posso impor uma tarifa aos países que não concordarem com a Groenlândia, porque precisamos da Groenlândia para a segurança nacional”, declarou Trump durante um evento sobre saúde na Casa Branca.

Desde o início de seu segundo mandato, há cerca de um ano, Trump passou a defender publicamente a anexação da Groenlândia aos Estados Unidos. Segundo ele, o território é estratégico para o chamado “Domo de Ouro”, sistema de defesa antimísseis que pretende implantar. Em publicação recente na rede Truth Social, o presidente afirmou que a Otan deveria liderar o processo para que os EUA assumam o controle da ilha e alertou para o interesse de Rússia e China na região.

Localizada entre os Estados Unidos e a Rússia, a Groenlândia é considerada estratégica para a segurança do Ártico. Os EUA mantêm uma base militar no território, embora tenham reduzido significativamente sua presença nos últimos anos.

Após as declarações de Trump, Alemanha, França, Reino Unido, Noruega, Holanda e Suécia enviaram tropas militares à Groenlândia na quinta-feira (15). Segundo o governo alemão, a missão ocorreu a pedido da Dinamarca, responsável pelo território, com o objetivo de avaliar possíveis contribuições militares e reforçar a segurança local.

A porta-voz do governo dos EUA, Karoline Leavitt, afirmou que o envio de tropas europeias não altera a posição de Trump. “Não acredito que tropas europeias influenciem o processo de decisão do presidente nem o objetivo de adquirir a Groenlândia”, disse.

No início da semana, Trump voltou a ironizar a capacidade defensiva da ilha e afirmou que os Estados Unidos obterão o controle do território “de um jeito ou de outro”, reiterando que não permitirá a expansão da influência russa ou chinesa na região.

Fonte: g1 com Agência Reuters

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *