Espetáculo Som e Luz supera mil espectadores nas primeiras noites de 2026

O Espetáculo Som e Luz, realizado no Sítio Histórico São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões, atraiu mais de mil espectadores nas quatro primeiras noites de 2026. A média registrada foi de cerca de 250 turistas por apresentação, confirmando a força do atrativo turístico logo no início do ano em que a região missioneira celebra os 400 anos das Missões Jesuíticas.
Segundo a secretária municipal de Turismo, Rozan Fassini, a expectativa é de crescimento do público ao longo do ano, impulsionado pelo calendário comemorativo e pela projeção nacional e internacional do único Patrimônio Mundial da Humanidade no sul do Brasil. Para ela, o início positivo reflete o interesse dos visitantes pela história missioneira em um ano simbólico para São Miguel das Missões.
O movimento registrado nas primeiras apresentações reforça o espetáculo como um dos principais fomentadores do turismo cultural na região, atraindo visitantes de diferentes estados e também do exterior. A Secretaria de Turismo projeta aumento gradual da visitação, especialmente durante o verão e nos eventos alusivos aos 400 anos das Missões.
Criado em 1978 pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e atualmente sob gestão do município, o Espetáculo Som e Luz ocorre diariamente até março, às 21h, com duração de 48 minutos. A apresentação retrata o surgimento, o desenvolvimento e o fim da experiência Jesuítico-Guarani, narrada simbolicamente pela igreja e pela terra, nas Ruínas de São Miguel das Missões, reconhecidas pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.
Fonte/Foto: Agência Eleita/Ascom Seturis São Miguel das Missões

