Prazo para sacar abono do PIS/Pasep 2025 termina nesta segunda

O prazo para o saque do abono salarial PIS/Pasep 2025, referente ao ano-base 2023, se encerra nesta segunda-feira (29). De acordo com o Ministério do Trabalho, cerca de 141 mil trabalhadores ainda não retiraram o benefício, que soma mais de R$ 145,7 milhões disponíveis.
O abono salarial é pago anualmente a trabalhadores da iniciativa privada, por meio do PIS, e a servidores públicos, pelo Pasep, podendo chegar ao valor de um salário mínimo. Em geral, têm direito ao benefício quem trabalhou por pelo menos 30 dias no ano-base e teve remuneração média de até dois salários mínimos por mês.
As informações sobre banco responsável pelo pagamento, datas e valores — inclusive de anos anteriores — podem ser consultadas no aplicativo Carteira de Trabalho Digital e no portal gov.br.
Assim como no ano passado, o calendário de pagamentos de 2025 foi unificado. Tanto trabalhadores do setor privado quanto servidores públicos recebem conforme o mês de nascimento. Atualmente, o saque pode ser feito na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil. A última liberação ocorreu em agosto, para os nascidos em novembro e dezembro.
Até agora, o governo pagou R$ 30,7 bilhões a 26,5 milhões de trabalhadores, alcançando 99,47% do público estimado. Após o encerramento do prazo, os valores não sacados retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Ainda assim, é possível solicitar o resgate posteriormente pelos canais do Ministério do Trabalho.
Para consultar pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, é necessário manter o app atualizado, acessar com CPF e senha do gov.br e entrar na aba “Benefícios”, selecionando “Abono Salarial”. Trabalhadores da iniciativa privada também podem verificar a situação do benefício pelos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.

