Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
27 de dezembro de 2025
Rádio AO VIVO
Opinião

Ações estas, entre outras, em 2026

  • dezembro 27, 2025
  • 3 min read

“Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga! Feliz aquele que o Senhor Deus não acusa de fazer coisas más e que não age com falsidade! Encontra-se nesses primeiros versículos do Salmo 32, como nos demais seus versículos, o infinito e eterno amor, a infinita e eterna misericórdia, a infinita e eterna indulgência de Deus para com os filhos e filhas que Ele teve e tem na Terra. Indulgência é uma das máximas virtudes da qual todos precisam diariamente. Por quê? Porque tudo desculpa, tudo perdoa, tudo esquece. Deus, na sua infinita e eterna sabedoria, sabe que os filhos e filhas dele na Terra, por mais que não desejem nem queiram, têm muitas vezes fraquezas e, por motivos uns ou outros, erram, fazem o mal, pecam…

Carregar pecado ou ofensa ou sinônimos afins pesa demais para o corpo, a alma e o espírito do ser humano. Também carregar o não perdão. O perdão é irmão gêmeo do amor. Sendo irmão gêmeo, então aqueles que amam perdoam; aqueles que perdoam amam. Se Deus perdoa aos filhos arrependidos, por que os seres humanos ofendidos não perdoam seus irmãos? Ora, seres humanos, arrependidos de maneira total e sincera, merecem perdão dos seres humanos, semelhantes seus. Deus é pai de todos, tanto dos ofendidos, quanto dos que ofendem. Sim, a todos que erraram e erram, ofenderam e ofendem, pecaram e pecam, mas com sinceridade se arrependeram e se arrependem, pediram e pedem perdão, Deus sempre perdoou e perdoa, tudo desculpou e desculpa, tudo apagou e apaga e tudo esqueceu e esquece.   Por que os seres humanos ofendidos, injuriados e injustiçados não perdoam e têm tantas dificuldades em perdoar aos ofensores, ou seja, aos que – por ignorância ou burrice, por não contarem até nove, isto é, por não pensarem mais e melhor, ou por outros motivos – os ofenderam?

O não perdão pesa, faz sofrer… Faz sofrer de maneira pesada tanto aquele que não perdoa quanto aquele que não é perdoado. Mais talvez aquele que não perdoa do que aquele que não é perdoado. Aliás, o não perdoar pode causar uma ou outra doença no corpo e na alma de quem não perdoa. E por que não orar pelo inimigo? Quem pede para perdoar e orar pelo ofensor ou inimigo não sou eu pecador, nem tu, mas Jesus Cristo em Lucas no capítulo 6 e em Mateus no capítulo 5: “Amem os seus inimigos e façam o bem para os que odeiam vocês, amem aqueles que os amaldiçoam e orem em favor daqueles que maltratam vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no Céu.” Eis, habitantes humanos terrenos, essas boas ações propostas à prática por Jesus Cristo bem que poderiam ser acrescentadas às ações profissionais e vocacionais da vida em 2026!

About Author

Artur Hamerski

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *