Natal de Jesus Cristo
Natal significa nascimento e nascimento significa existência de uma nova vida. Cristãos, de modo especial esses, têm no substantivo natal o Natal, iniciado assim com N maiúsculo, porque se refere a um natal especial, de universal e eterno significado, ou seja, porque se refere ao nascimento encarnado de Jesus há dois mil e poucos anos em Israel. A mãe carnal de Jesus foi Míriam, dita em hebraico e aramaico,ou Maria, dita noutras muitas línguas, entre as quais, na língua portuguesa, e o pai adotivo foi José, exímio carpinteiro em Nazaré, lugar de bons vizinhos, de buena gente, onde estabeleceu a humilde moradia. Avós de Jesus, por parte de mãe, Joaquim e Ana. Igreja católica tem-nos santos – São Joaquim, Santa Ana.
Vale na certa alguma coisa mais da história humana acerca do natal. Cronógrafo, um antigo documento escrito em 354 depois de Cristo em Roma, confirma a existência em Roma da solenidade de natal lembrando o Natal de Jesus. A data da comemoração do Natal de Jesus correspondia à celebração pagã do solstício de inverno em Roma. Essa celebração pagã era chamada em latim “Natalis Solis Invicti” que, traduzida ao português, significava e significa “Natal do Sol Invicto”. Solstício quer dizer dia em que o Sol cessa de afastar-se do equador. Há na Terra dois solstícios: um em 22 ou 23 de junho, maior inclinação boreal; outro em 22 ou 23 de dezembro, maior inclinação austral. Nomes: solstício de inverno e solstício de verão.
Os romanos acreditavam mitologicamente que depois da noite mais longa do ano haveria o nascimento do novo sol, ou seja, a retomada da nova vida e vigor solar. Os cristãos ali existentes, como também noutros lugares, aproveitando essa deixa e brecha, passaram, metaforicamente, figuradamente, o nascimento do novo sol na Terra a Jesus que, sendo esse novo sol, traz um novo tempo, um novo tipo de luz, luz da vida plena a todos.
Assim, todos os de bom juízo e bom coração sabem que cada criança que nasce e cresce traz esperança e alegria aos pais. Assim também ela, ao nascer e crescer, continua dizendo-lhes, também a todos os demais de bom juízo e bom coração, que Deus continua acreditando nos seres humanos que criou, nesses e em todos os demais, que Deus continua amando-os e tendo neles esperança, inclusive a esperança de que tenham vida nova, plena de virtudes, a esperança de que também o amem, a esperança de que todos os seres humanos da Terra, cristãos e não, tenham um estilo de vida digno do Reino de Deus, da mensagem de Jesus Cristo, um estilo de vida cheio de amor e fé, alegria e sabedoria, esperança, luz e paz fazendo nestes e noutros dias deste século a manjedoura do Filho Dele, o redentor da humanidade, Jesus Cristo. Enfim, feliz Natal a você, a vocês todos!

