Primeiro episódio de calor extremo de verão de 40ºC já tem data para chegar

O primeiro episódio de calor extremo de verão com marcas de 40ºC já tem data para chegar e vai proporcionar uma sequência de dias com tardes escaldantes no Rio Grande do Sul, projeta a MetSul Meteorologia.
Uma massa de ar muito quente vai tomar conta do Rio Grande do Sul durante a segunda metade desta semana e provocar uma elevação muito acentuada da temperatura tanto em Porto Alegre e no interior. O verão astronômico começa oficialmente com o solstício às 12h03 do dia 21 de dezembro, mas o chamado verão meteorológico teve início no dia 1º, marcando o começo do período mais quente do ano.
Faz calor com máximas de 30ºC a 33ºC nesta quarta (3) no Centro, Oeste e o Noroeste do Rio Grande do Sul, mas a escalada da temperatura terá início a partir desta quinta (4) com máximas de 32ºC a 35ºC na maioria das regiões, incluindo o Oeste, Noroeste, Centro, Campanha, Vales e Grande Porto Alegre.
Na sexta-feira (5), o calor aumenta ainda mais com marcas de 32ºC a 35ºC na maioria das cidades gaúchas, exceção das mais elevadas da Serra e perto da costa. Em localidades dos vales, do Centro e do Noroeste haverá pontos com 35ºC a 38ºC à tarde.
O sábado (6) pode marcar o pico de intensidade deste episódio de calor excessivo no Rio Grande do Sul com uma tarde que será tórrida em um grande número de município do estado. Os dados analisados pela MetSul Meteorologia indicam que as máximas no sábado vão fica entre 35ºC e 38ºC em quase todo o Rio Grande do Sul. Marcas de 38ºC a 40ºC podem ocorrer no Noroeste, Oeste, Centro, Campanha, Vales e na Grande Porto Alegre. Não se descarta que a temperatura passe de 40ºC em alguns municípios. Até na Serra vai fazer muito calor com máximas de 32ºC a 35ºC em diversas cidades.
Fonte: Metsul

