Fifa aplica transfer ban ao Grêmio por dívida não quitada e tricolor está impedido de registrar jogadores

O Grêmio recebeu, nesta terça-feira (18), um transfer ban da Fifa e está impedido de registrar novos jogadores pelas próximas três janelas de transferência. A sanção passa a valer imediatamente e será mantida até que o clube regularize a dívida que motivou a punição.
Ainda não há confirmação oficial sobre qual negociação gerou o bloqueio, mas a cobrança mais recente havia sido feita pelo River Plate-URU, referente ao empréstimo do atacante Agustín Arezo ao Peñarol. Dono de 50% dos direitos do jogador, o clube uruguaio cobra 150 mil euros (cerca de R$ 920 mil). Ao tentar receber, o River Plate-URU foi informado de que o Grêmio não teria condições de quitar o valor no momento.
O clube vive dificuldades de fluxo de caixa, agravadas pelo atraso nos pagamentos da patrocinadora máster, a Alfa, e pelo bloqueio recente — já liberado — de parte dos recursos da Libra na Justiça.
O transfer ban é aplicado pela Fifa quando clubes descumprem obrigações financeiras assumidas com outras instituições esportivas.

