
O tradicional Brique da Praça de Santo Ângelo celebra seus 34 anos de história, cultura e convivência comunitária neste domingo (16). O evento, que ocorre na Praça Leônidas Ribas, é um marco cultural da região missioneira, reunindo a comunidade e valorizando artistas e artesãos locais.
A comemoração do 34º aniversário contará com uma programação especial, que inclui a entrega do Troféu Briquito para pessoas e instituições que contribuíram para o fortalecimento da arte e da cultura local ao longo do ano.
Neste ano, os homenageados com o Briquito serão o comandante do 1º B Com, tenente-coronel Plácido Garcia Travassos dos Santos; presidente da Associação do Brique, Jaime Berres; artesãs Dilaine Weber Zborowski, Carlise Aires Prestes, Miriam Bollmann e Pâmela Priscila Baldissera; Daniele Schneider, da Rádio Novos Horizontes; Alini Wilges, do Grupo Sepé; Portal Capital das Missões; cantora Kauanny Klein; vereador Nivaldo Langer de Moura, o Nêne e o freqüentador Elieser Siqueira Franco, o Toco.
A coordenadora de Eventos e Divulgação, professora Clara Emília Hochegger, destaca a importância do evento como um espaço de criatividade, integração e cultura que aproxima artesãos, artistas, turistas e a comunidade local e regional. No Show das Onze, espaço destinado às apresentações artísticas, a atração será a Banda do 1º B Com.
Em caso de chuva, toda essa programação será transferida para o próximo domingo, dia 23.
PONTO DE ENCONTRO
O Brique da Praça de Santo Ângelo surgiu como uma iniciativa popular que, posteriormente, foi oficializada pelo poder público. Ele foi criado formalmente pela Lei Municipal nº 1414, de 4 de Setembro de 1991. O autor do projeto que resultou na criação legal do Brique foi o então suplente de vereador e radialista Dalmir Ledur. A motivação principal foi criar um espaço de promoção da cultura, fomento ao comércio local, estímulo à participação comunitária e incentivo ao desenvolvimento social e econômico, através da comercialização de artesanatos, antiguidades e apresentações artísticas.
A primeira edição foi realizada em 10 de novembro de 1991 e o local escolhido foi a Praça Leônidas Ribas, onde funciona até hoje e que passou a ser conhecida por “Praça do Brique”. As edições são realizadas das 9 às 13 horas.
Redação Grupo Missões

