Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
20 de dezembro de 2025
Rádio AO VIVO
Estado

Alvo de operação da PF, Marcelo Caumo não é mais secretário do governo Leite

  • novembro 13, 2025
  • 2 min read
Alvo de operação da PF, Marcelo Caumo não é mais secretário do governo Leite

O ex-prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, deixou o cargo de secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano nesta quinta-feira (13), após ser alvo da Operação Lamaçal, deflagrada pela Polícia Federal.

Caumo comunicou sua decisão ao governador Eduardo Leite, que aceitou o pedido de exoneração. Até a definição de um novo titular, a pasta será comandada interinamente pelo secretário-adjunto Fernando Classmann. Segundo o Palácio Piratini, a substituição definitiva deve ser anunciada até a próxima semana.

Em entrevista à Rádio Gaúcha na manhã desta quinta, Caumo afirmou que pretendia permanecer no governo, argumentando que a investigação não tem relação com o cargo atual. Ele voltou a declarar que é inocente e que os contratos sob apuração foram firmados dentro da legalidade.

A Operação Lamaçal, realizada pela Polícia Federal em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) na terça-feira (11), investiga suposto superfaturamento em contratos da Prefeitura de Lajeado firmados após as enchentes de 2023 e 2024. O valor total investigado chega a R$ 120 milhões, provenientes do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS).

De acordo com Caumo, apenas parte dos recursos investigados veio do governo federal e foi utilizada para a contratação de profissionais de saúde durante o período das enchentes. Ele foi prefeito de Lajeado entre 2017 e 2024.

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *