Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
11 de janeiro de 2026
Rádio AO VIVO
Cidade

Santo Ângelo registra cinco ocorrências de enxame de abelhas em apenas uma hora

  • novembro 11, 2025
  • 2 min read
Santo Ângelo registra cinco ocorrências de enxame de abelhas em apenas uma hora

O Corpo de Bombeiros de Santo Ângelo registrou, em um intervalo de apenas uma hora, cinco ocorrências envolvendo enxames de abelhas em diferentes pontos da cidade. Entre 13h55 e 15h08 desta terça-feira (11), as equipes foram acionadas para atender chamados nos bairros Mário Pilau e Missões, além da região central.

Os casos foram divulgados pelo perfil oficial da corporação na rede social X (@cbmrs193) e fazem parte de um aumento expressivo nas ocorrências nas últimas semanas. Conforme apurações anteriores do Grupo Missões com o comando local, os bombeiros têm realizado, em média, seis atendimentos por dia para o manejo ou remoção de enxames transitórios em áreas urbanas.

O Corpo de Bombeiros explica que essa é uma época comum para o aparecimento de enxames, devido ao ciclo natural de reprodução das abelhas. “Neste período do ano, elas se multiplicam e dividem os enxames. Esses novos grupos saem em busca de um local para se estabelecer e formar uma nova colmeia. Até encontrarem esse local, costumam parar para descansar em árvores ou outras estruturas”, detalha o sargento Schena. A população de um grupo pode variar de 500 a mais de 100 mil abelhas.

O militar alerta para que a população não tente afastar as abelhas por conta própria. “Usar veneno, óleo diesel, água ou qualquer outro produto pode deixar o enxame mais agressivo. O ideal é manter distância, fechar portas e janelas e colocar os animais de estimação para dentro até que elas sigam seu caminho”, orienta.

As abelhas são protegidas por lei ambiental, e o extermínio sem justificativa — exceto em casos de risco à vida humana — é considerado crime ambiental. Em situações de risco, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.

Em casos de reações alérgicas, como coceiras intensas ou dificuldade para respirar, é fundamental procurar atendimento médico imediato.

Redação Grupo Missões de Comunicação

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *