Eduardo Leite firma parceria com a ONU para criar centro de pesquisa e resposta a desastres no RS

O governador Eduardo Leite assinou, nesta terça-feira (11), durante a COP30 em Belém (PA), uma parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) para capacitar as equipes que irão compor o Centro Estadual de Reconstrução Resiliente (CERR) — estrutura voltada à pesquisa, planejamento e análise de riscos, adaptação climática e resiliência.
O CERR ficará vinculado ao Centro Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres (CEGIR), responsável por coordenar ações de defesa civil em todo o Estado. A estrutura terá tecnologia para monitoramento em tempo real e resposta rápida a situações de emergência causadas por eventos climáticos extremos.
Com cooperação técnica da ONU, o CERR pretende se tornar um centro de excelência em mudanças climáticas e transformar Porto Alegre em referência internacional em reconstrução e prevenção de desastres. Segundo Leite, a parceria com o UNDRR (agência da ONU para redução de riscos de desastres) garantirá suporte técnico, capacitação e integração com redes internacionais de pesquisa.
O acordo foi firmado no Pavilhão da ONU Brasil, com a presença de Kamal Kishore, representante especial do secretário-geral da ONU. O centro funcionará no Centro Administrativo de Contingência (CAC), nas antigas instalações da CEEE, em Porto Alegre — o mesmo local que abrigou o governo estadual durante as enchentes de 2024. O investimento será de R$ 7 milhões, provenientes do Funrigs.
A previsão é que o CERR seja entregue em 12 meses, após a licitação que será lançada ainda em novembro.
Durante a COP30, Leite também participou do painel “Resposta à Emergência Climática no Rio Grande do Sul (2024): lições operacionais para uma ação humanitária e de desenvolvimento inclusiva”, ao lado do ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento Social. O governador lidera a delegação gaúcha no evento, acompanhado de Marjorie Kauffmann (secretária do Meio Ambiente) e Pedro Capeluppi (Reconstrução Gaúcha).

