Ironia fina, mas direta
Em entrevista ao colega Luiz Roque nesta semana, o vereador Francisco Medeiros (PDT) usou a ironia, como lhe é peculiar para avaliar o atual momento da administração municipal santo-angelense.
Segundo ele, o melhor secretário municipal é Hasadias Amaral da Silva. E justificou, afirmando que todas as obras que estão sendo realizadas pela administração do prefeito Nívio Braz (PL) são fruto do trabalho de Hasadias, que comandou o Planejamento na gestão de Jacques Barbosa.
E a acrescentou que a partir da conclusão dessas obras, espera que de fato “inicie o trabalho da atual gestão”.
Para evitar a fadiga
Como diria um conhecido personagem infantil: “Preciso evitar a fadiga”. A vereadora Andreia Bernardi (PDT) pediu informações sobre os servidores municipais vinculados ao plano do IPE Saúde. Recebeu a resposta que antes da criação da nova modalidade, eram 1.101 usuários titulares, ativos e inativos. Com a mudança, passaram a ser 1.107.
Sobre os dependentes, são 936, mas aí vem a surpresa da resposta assinada pela secretária de Recursos Humanos, Leandra Aparecida Copetti. Segundo ela, não é possível determinar o número de usuários titulares a que eles estão vinculados, “pois demanda uma análise exaustiva e individual de cadastros”.
É melhor evitar um esforço demasiado.
Uma centena de aposentadorias
Pessoa que conhece muito bem o funcionalismo público municipal, seus números e projeções, afirma que cerca de uma centena de servidores pode pedir a aposentadoria no próximo ano. A maioria deve ser de servidores da Educação.
Dependendo do tipo de mudança a ser implementado na reforma que está sendo elaborada pela administração, esse número ainda pode aumentar. Uma das razões para que a proposta seja discutida de forma muito aprofundada e com o máximo de seriedade, além é lógico do acompanhamento dos servidores, os principais interessados.
Trata-se de um direito dos servidores e a questão está na reposição.
Apae reivindica prédio do 22 de Março
O posto de saúde Dr Ernesto Nascimento Sobrinho, da Rua 22 de Março, tem sua estrutura de atendimento na Rua Borges de Medeiros, Centro Norte, há um bom tempo. Já foi elaborado um projeto para revitalização completa do local no governo anterior, com busca de recursos por meio de emendas parlamentares. Entretanto, ainda não saiu do papel e, sendo assim, o espaço está sendo pretendido pela Apae.
Um projeto de ampliação de atendimentos prestados pela Apae justifica o pedido. Em vez do abandono, o imóvel poderia ser destinado ao uso de uma parcela significativa da sociedade atendida pela Apae. Resta o posicionamento da administração municipal. Destrava a remodelação para voltar a sediar a unidade de saúde ou concede para a Apae colocar em prática o seu projeto. O que não pode é seguir do jeito que está.
Diretas
A coisa vai desandar. O STF formou maioria para autorizar as nomeações de parentes para cargos políticos sem que isso configure nepotismo. A proibição vigorava desde 2008. Agora, a Suprema Corte reconheceu meses depois que a restrição não vale para cargos de natureza política, como secretários estaduais, municipais e ministros.
A reunião entre Lula e Trump segue rendendo comentários, favoráveis e contrários dentro das medidas da polarização. O que se esperava de tensão foi desarmado e pelo que se mostrou o respeito deu o tom, o que é de esperar de um encontro entre chefes de Estado.
Sem ataques de macheza, com paciência, diplomacia e planejamento, é assim que se conseguem acordos. Na prática, é um jogo de xadrez. Sem ter que se humilhar, mas também sem precisar bater de frente.
A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) conseguiu criticar a “Galinha Pintadinha”, dizendo que a animação tem cunho ideológico de propaganda do comunismo. Análise tão sem sentido que deu inveja no Gaudêncio, o abobado.
Pelo balanço divulgado, já foram ressarcidos R$ 2,3 bilhões a aposentados e pensionistas roubados pelas falsas associações. O retorno do dinheiro era o mínimo esperado. Entretanto, por outro ângulo, o que preocupa é que estamos cada vez mais expostos a fraudes e golpes. A cada dia surgem novos golpes e é difícil escapar.
Segundo a própria Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, a maioria dos fuzis apreendidos na operação desta semana é de calibres autorizados pelas compras da chamada lei do desarmamento. Armas que deveriam ser para os chamados CACs (Colecionador, Atirador desportivo e Caçador) e que foram desviadas para o crime organizado. E isso já foi verificado fartamente em todo o País. Ou seja, a lei do desarmamento favoreceu diretamente as facções criminosas, que usaram “laranjas” para ter acesso legal às armas de calibre pesado.
Perguntar não ofende
Prefeito Nívio Braz afirma que pretende criar taxa a ser paga pelos carros de aplicativos. O que não parece injusto, diga-se de passagem. Mas como ficam aqueles que o apóiam e que passam gritando que são absolutamente contra a criação de taxas e impostos?
Só para lembrar
Trabalhadores ficaram arrepiados com a relação de políticos que acompanham determinado vereador. Todos votam sistematicamente contra benefícios para a população geral e só trabalham para beneficiar os “tubarões”.
Para refletir
“Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir”.
George Orwell

