Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
03 de novembro de 2025
Rádio AO VIVO
Opinião

Dia dos santos e finados

  • novembro 1, 2025
  • 3 min read

Comemora-se no Brasil e em muitos países outros da Terra neste sábado o dia de todos os santos e amanhã o dia de todos os finados. Evidenciam-se essas comemorações, com assentos religiosos e humanos, entre outros credos mais, não em todos, nos credos católicos. Assim, nos credos católicos, não se comemora neste dia nenhum santo ou santa especial, mas todos. E amanhã se comemora o dia de todos os que faleceram e deixaram para os que ficaram na Terra – em especial aos familiares e parentes – as boas recordações da vida deles e deles as saudades. Consta no Calendário Religioso Marista 2025 que aqueles que visitam os cemitérios e rezam pelos mortos [2-11] recebem indulgência plenária da Igreja.

O papa Francisco, falecido em 21 de abril de 2025, numa segunda-feira, disse em relação aos santos que os seres humanos, de modo particular dos que creem em Deus e na existência dos santos, entre os que creem estão os católicos, deveriam estimular-se pelos sinais de santidade que Deus lhes apresenta por meio dos santos que vivem na glória eterna, pois enquanto viveram na Terra deixaram testemunho de vida ilibada, de amor a Deus e ao próximo, de virtudes, entre as quais, fé e esperança, todas dignas de imitação.

Em relação aos finados não santos, não canonizados, mas estando numa das inúmeras moradas de Deus, o papa Francisco diz que “a memória deles hoje serve para os que estão na Terra olharem em frente, fitarem o caminho que têm, fazerem o percurso, pois todos caminham rumo ao encontro com Deus e com todos os que noutra vida estão e que todos os que aqui estão devem pedir a Deus a graça da esperança porque a esperança nunca desilude e deve ser a virtude cotidiana que os leva pra frente, que os ajuda a resolver  problemas, a procurar soluções”. E acrescenta  que os familiares e parentes “devem rezar por todos os falecidos para que Deus os receba no paraíso e para que conceda a graça da  esperança  a todos os daqui para que, quando Ele os chamar,  usufruírem com Ele a felicidade eterna”.

Posto isso, relembra-se aqui nestes dias propícios para estas lembranças, lembranças alicerçadas em vários livros da Bíblia, que todos um dia, ricos e pobres, morrerão. Motivos? Quase incontáveis.  Eu, pessoalmente, escapei da morte algumas vezes. Contá-las-ei aqui num futuro sábado. Assim, enquanto estivermos na Terra, continuemos sempre com Deus, crendo em Deus. Como não crer em Deus?  Continuemos crendo em Deus, amando a Deus, ao próximo e a nós. Continuemos fazendo sempre o bem e só bem ao próximo, a nós e a Terra. Deus – criador de todos os milhões de galáxias e das incontáveis obras que nelas existem.  Deus – criador do espírito, da vida, do céu…

 

About Author

Artur Hamerski

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *