Decreto pode prejudicar trabalho de educação inclusiva das Apae’s, alerta Loureiro

Deputado que coordenou a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência, o secretário estadual da Cultura Eduardo Loureiro alerta para os riscos que o Decreto 12.686/2025, do Ministério da Educação, pode ocasionar ao trabalho que entidades como as Apae’s realizam há décadas no Brasil.
Loureiro observa que o decreto estabelecendo a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva apresenta falhas estruturais e conceituais que podem desmantelar um trabalho consolidado e reconhecido de entidades, ao priorizar de forma absoluta a matrícula de pessoas com deficiência em classes comuns, desconsiderando a diversidade de necessidades e tratando de forma homogênea casos que exigem abordagens diferenciadas e altamente especializadas. “Além disso, ameaça a continuidade de serviços educacionais que funcionam de forma eficaz, priorizando um modelo genérico que não está preparado para atender todas as especificidades”, pontua Loureiro.
Em nota de repúdio, a Federação das Apae’s no Rio Grande do Sul (Feapaes) diz que decreto não respeita adequadamente o direito das famílias de escolher o modelo educacional mais apropriado para suas crianças e jovens e apresenta uma política idealizada que não corresponde à realidade da maioria das escolas brasileiras. “A utopia da escolarização inclusiva está muito além, a se julgar pelas escolas com ausência de acessibilidade arquitetônica adequada em grande parte do território nacional, professores sem formação específica, ausência de materiais didáticos adaptados, tecnologias assistivas e recursos pedagógicos essenciais”, descreve a nota assinada pelo presidenteda Feapes Marco Antonio Moresco e a coordenadora de Educação e Ações Pedagógicos da entidade, Joseane Cancino.
Grupo Missões se atualiza sobre temas que impactam a comunicação
No constante movimento de busca de aprimoramento e imersão nos temas que impactam a comunicação, o Grupo Missões estará participando do 27º Congresso Gaúcho de Rádio, Televisão e Comunicação, que acontecerá de domingo a terça-feira em Canela. O tema deste ano é :”Caminhos, desafios e oportunidades”. O evento promovido pela AGERT debaterá assuntos da radiodifusão com o objetivo de fomentar o fortalecimento do rádio e da TV no estado.
A diretora do Grupo Missões e vice-presidente regional da Agert, Robriane Raguzzoni Loureiro, participa do evento, que debaterá os principais desafios e as perspectivas regulatórias para o setor. Paralelamente será realizada uma feira de equipamentos. “O momento atual exige muita atenção dos radiodifusores, devido aos desafios tecnológicos que abrem novas perspectivas. Precisamos compreender e aproveitar essa expansão digital da melhor forma possível”, afirma Robriane.
Prefeito quer mudar forma de concessão do transporte público
O transporte público em cidades de porte médio, como é o caso de Santo Ângelo, Ijuí e São Luíza Gonzaga, tornou-se um grande problema e tremenda dor de cabeça, tanto para os donos das empresas como também para o Poder Público.
As empresas trabalham em cima de planilhas de passageiros e do respectivo custo mensal. Quando dá prejuízo, o Poder Público tem que cobrir com um subsídio. Já aconteceu em São Luiz e também em Ijuí.
Em Santo Ângelo, as motos e aplicativos, esvaziaram os ônibus nos últimos meses. O prefeito Nívio Braz afirma que a Concessionária não consegue sobreviver com ônibus vazios e a Prefeitura também não pode dar subsídio para o resto da vida.
Por isso, quando terminar o prazo da atual concessão, vai haver mudanças. Uma delas que está em estudo é a redução de linhas deficitárias e a troca dos ônibus por vans, menos onerosas.
Pode vir aí uma grande polêmica.
Filha de Rafael Ferreira brilha no Dança Missões
O Colégio Marista tem apresentado um trabalho muito interessante na Educação Infantil. Recentemente um grupo de oito meninas se apresentou na segunda edição do Dança Missões, realizado no Centro Municipal de Eventos Hélio Costa.
Todas as meninas foram brilhantes, mas Isabela, filha do colega Rafael Ferreira e da Gabriela, deu show, já com forte inclinação para bailarina.
Aparecendo bem à esquerda na foto acima, Isabela, com apenas quatro anos de idade, chamou a atenção do público pela sua precocidade e talento. Quem duvida que amanhã ou depois não possa estar na equipe de talentos do Bolshoi de Moscou?
Setenta e quatro mil brasileiras vão ter câncer de mama neste ano
Os canceres de mama e próstata parecem ser gêmeos, tamanha é a agressividade e o nível de mortes que podem provocar todos os anos.
Outubro é o chamado mês/rosa, porque chama a atenção e as campanhas públicas são voltadas para a realização do exame precoce. E novembro é o mês azul, para chamar a atenção dos homens para realizarem anualmente o exame de próstata.
O mastologista Adriano Imperatori, em entrevista ao Programa Rádio Visão, revelou que nunca as mulheres tiveram tanto câncer de mama como agora. No ano passado mais de 64 mil mulheres foram acometidas, mas em vez de regredir, o número para este ano prevê que mais de 74 mil brasileiras vão ser atingidas.
Dois procedimentos fáceis podem mudar essa tragédia. Melhorar a alimentação e, principalmente, realizar exames anuais a partir dos 40 anos.
O exame precoce pode salvar mais de 80 % das mulheres, mas é preciso ter regramento e vontade de se cuidar.
Empresário de Santo Ângelo compra apartamento e ganha um Porsche
Não se sabe se a vida é feita de sorte ou de oportunidades. Talvez as duas têm que caminhar lado a lado. A Construtora Jobim, de Santa Maria, forte na construção civil, lançou mais um de seus projetos imobiliários de fino acabamento.
Um conhecido empresário de Santo Ângelo, inclusive, presidente de uma entidade pública, que já tem negócios em Santa Maria e recebeu alguns cupons para concorrer a um Porsche, zero quilometro. O “brinquedinho” custa R$ 750 mil e numa freeway, voa.
Como não tenho autorização para divulgar o seu nome e a lei de dados o protege, vou omitir sua identidade, mas é certo que amanhã ou depois as redes sociais vão se encarregar de revelar a identidade do sortudo.
Só posso dizer que o homem lida muito com cerveja.

