Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
04 de novembro de 2025
Rádio AO VIVO
Opinião

Após, a nível de, ao invés de

  • outubro 18, 2025
  • 3 min read

Após. Não combinar a preposição após com outra preposição: após ao jogo, após a esta reunião, após ao feito da PEC da impunidade. Depois de após pode ter artigo e pronome demonstrativo? Pode: após o jogo, após esta reunião, após o feito da PEC da impunidade, após o programa Roda Viva, após a comemoração de Nossa Senhora Aparecida. Pode haver a preposição de depois da preposição após? Pode. Uma frase de exemplo com este uso é Gil Vicente – Levará à toa ali todo o mundo após de si. E outra é de Garret – Receio que a minha classe vá após desses fantasmas. Ambos são grandes literatos brasileiros. Fora esses casos, como a preposição após não admite a preposição a –  nem outras, exceto de –, não admite, pois, depois dela, de jeito algum, crase:  após à reunião, após à votação secreta da PEC, após às duas horas, após às vinte e quatro horas, após às ameaças de guerras. O pronome demonstrativo desses tem preposição? Tem – de.  Nele está de e esses. De, preposição; esses, pronome demonstrativo. Síntese: de mais esses = desses.

A nível de e em nível de. A expressão a nível de, ainda muito usada por bastantes pessoas, inclusive por um ou outro comunicador em rádio, deve ser evitada. Tornou-se modismo. Mesmo tornada modismo, deve ser evitada. No lugar dessa expressão, usar outra, como, por exemplo,  entre essas outras, uma destas: em nível de, no nível de, na esfera de, no âmbito de. Ou simplesmente de, para… A expressão em nível de sempre encaixa bem. É simples, não causa dúvida de sentido e diz com clareza o que diz no todo da frase falada e escrita.

Ao invés de e em vez de. Há diferença de sentido entre uma e outra expressão? Há. Há no uso da língua gramatical, nível culto da linguagem, e não há na língua popular, nível coloquial da linguagem. Observe-se que ao invés de significa ao contrário de, ao inverso de, e em vez de significa em lugar de, em troca de. É fácil de guardar as diferenças de significados dessas duas expressões. Ao invés de começa com ao, como ao contrário de; e em vez de começa com em, como em lugar de. Exemplos: Ao invés de avançar na vida, recuou. O time saiu perdendo o jogo, ao invés de ganhar. Fiquei lendo, em vez de estudar. Em vez de cem páginas, li apenas oitenta. A linguagem não é exercício de rigorosa lógica. Ambas as expressões –no uso popular – têm usos sinônimos. No uso de linguagem formal, nível culto, gramatical, deve ser evitado esse uso sinonímico, essa confusão. Num reforço de explicação, evite-se, portanto, o cruzamento sinônimo de ao invés de por em vez de e vice-versa.

Assim, algoz. Tem pronúncia fechado no singular e no plural /ô/. Significa carrasco, verdugo. Exemplo? PEC verde-amarela.

About Author

Artur Hamerski

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *