Histórias que curam: cada história um recomeço, cada voz uma inspiração: Entre a fé e o amor: o recomeço de Iara Sartori

Foi em outubro de 2018 que a vida da primeira dama de Entre-Ijuís, Iara Sartori, mudou completamente. O diagnóstico de câncer de mama chegou de repente, trazendo incertezas e muitos questionamentos. “Foi nos exames de rotina, que faço todos os anos. De repente, um dia o doutor disse que havia algo fora do normal”, relembra Iara.
Na época, as atenções da família estavam voltadas para o nascimento da neta Maria. A professora aposentada recorda que, apesar dos dias intensos, encontrou uma força que nem imaginava ter — com muita fé, confiança e cuidado.
A cirurgia para retirada do nódulo foi realizada no início de 2019. Já em maio, começaram as sessões de quimioterapia e radioterapia. “Foram 16 quimios e 28 radioterapias. Fui até o final do ano em tratamento”, comenta.
Para superar os momentos difíceis e acreditar ainda mais na cura, Iara afirma que o apoio da família foi essencial. “Todos muito esperançosos. Claro que houve momentos de preocupação, mas, graças a Deus, deu tudo certo”, relata.
Assim como acontece com muitas pessoas que enfrentam o câncer de mama, o momento mais esperado chegou: o de bater o sino, símbolo da vitória sobre a doença. “É para comemorar a vitória da vida. É uma emoção muito grande para toda a família, não só para mim.”
Foi durante um exame de rotina que Iara descobriu o câncer de mama. Sem sintomas aparentes, o diagnóstico serviu como alerta sobre a importância do cuidado constante com a própria saúde. “Salva vidas. Se não tivesse sido descoberto, teria sido mais difícil de tratar. Eu indico que todas façam os exames, que se gostem e se amem”, ressalta.
Para Iara, a fé e a esperança foram as bases para não desistir. “A gente se move por aí. É Deus em primeiro lugar. Pensar que um dia ruim vai passar, e que virão outros com saúde, com energia e coisas boas”, finaliza.
Redação Grupo Missões – Lara Santos

