Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
21 de novembro de 2025
Rádio AO VIVO
Opinião

Meio milhão de reais em investimentos construídos no diálogo

  • outubro 10, 2025
  • 6 min read
Meio milhão de reais em investimentos construídos no diálogo

Santo Ângelo será novamente o município com maior volume de recursos a serem investidos pelas emendas do deputado estadual e atual secretário de Cultura Eduardo Loureiro. São R$ 500 mil indicados junto ao Orçamento do Estado para 2026 somente para a capital das Missões.

As entidades ou instituições que receberão os recursos foram definidas em diálogo com os vereadores Adolar Queiroz, Andréia Bernardi, Francisco Medeiros, Rosani Stocker e Simone Lunkes, da bancada do PDT. Trata-se de entidades e instituições que fazem a diferença no dia-a-dia da população, realizando trabalhos ou ofertando serviços de grande importância, por isso merecem os aplausos. O maior volume de recursos vai ao Hospital Regional das Missões, mas na lista estão também a Liga de Combate ao Câncer, o Lar da Velhice, a Associação de Produtores Rurais Cristo Rei, o CTG Tio Bilia, a Associação Cultural Cidade dos Anjos e a Associação Runners de maratonistas.

 

Conflito de datas entre Fenamilho e a feira de Três de Maio

A primeira reunião da nova diretoria da Fenamilho, agora presidida pelo empresário José Nilton Ribeiro, estabeleceu a data da edição de 2027 para o período de 1º a 9 de maio.

Essa definição, faz com que a feira santo-angelense passe a ser realizada no mesmo período que o evento de Três de Maio. Pelo que se sabe, existia um acordo de cavalheiros para que a data de 3 de maio fosse reservada ao município da região Celeiro.

A coincidência das datas teria provocado uma forte reação de parte da comissão de Três de Maio, se queixando do rompimento unilateral do acordo.

As duas feiras terão conseqüências por causa disso. Os empresários da  região de Três de Maio não irão expor em Santo Ângelo e a vice-versa também é verdadeira.

Como faltam ainda quase dois anos para ambos os eventos, seria de bom  alvitre alguém rever as datas, mas a essa altura certamente ninguém vai  querer abrir mão do calendário.

É uma pena, porque neste caso não haverá ganhador. Os dois lados perdem ao mesmo tempo.

 

Baixa imunidade é causada pela falta de vitaminas

As entrevistas realizadas todas as sextas-feiras no Programa Rádio Visão, da Rádio Santo Ângelo, com o médico neurologista Dr. Norberto Weber Werle, são cada vez mais aguardadas com invulgar expectativa pelos ouvintes.

Como se fosse uma aula antecipada de Medicina que ele ministra na Unijuí,  o neurologista não resume seus conhecimentos científicos à Neurologia. Vai de uma enxaqueca, passando por dor de ouvido, dor na coluna e até explica outros procedimentos que parecem ser impossíveis estar ao seu alcance.

Nesta sexta-feira (10), discorreu durante 30 minutos sobre a baixa imunidade que muitas pessoas sequer desconfiam da razão de tantas inflamações ou curas muito demoradas.

São conseqüências da baixa imunidade no organismo, motivadas por uma alimentação mal regrada e falta de vitamina C no corpo. E aí veio a dica.  A baixa imunidade, que não tem sintomas, mas é captada num acurado exame, aponta normalmente falta de verduras e frutas na alimentação, o que provoca o déficit de vitaminas B-9 e C, encontradas principalmente na acerola.

Uma outra dica do neurologista é o consumo de limão. E sem estimular o consumo de álcool, afirmou que mesmo na caipirinha o limão não perde a sua essência, e além de vitamina C, ainda afina o  sangue, como já dizia minha mãe.

Sem dúvida, mais uma de suas aulas antecipadas do curso de Medicina de Ijuí. E que pode se encontrada no YouTube da Rádio Santo Ângelo.

 

Encontrado frango congelado há oitos anos

O Ministério Público do Estado fez uma devassa nesta semana em alguns supermercados e mini-mercados do município de Alecrim, situado próximo de Porto Mauá e quase na fronteira com a Argentina.

Em apenas um dos mercados, a polícia apreendeu quase uma tonelada de produtos totalmente impróprios para o consumo, entre os quais, vinho, cachaça, ovos, mel, queijos, feijão e leite, entre outros tantos.

Porém, o mais inusitado foi encontrado no fundo de um freezer horizontal. Lá estava um frango embalado e congelado, com data de vencimento no ano de 2017.  Ou seja, o frango estava lá há mais de oito anos e poderia ser vendido a qualquer momento.

Interrogado  sobre o “inusitado troféu” o dono explicou que por ser um  freeezer horizontal, sempre eram vendidos os produtos que ficavam mais na parte de cima e visíveis aos funcionários. O que estava lá no fundo, ia ficando.

O homem só não foi preso porque a sua explicação parece ser razoável e crível. Ele não foi preso, mas o frango foi apreendido e mais tarde incinerado.

Não há o que haja!

 

Definição do curso de Medicina virou enrolação do MEC

Não há outra definição para a enrolação do MEC em relação aos constantes adiamentos para anunciar quais as universidades, em torno de nove no Rio Grande do Sul, serão escolhidas para sediar os tão desejados cursos e Medicina.

A URI Santo Ângelo cumpriu todas as etapas do edital solicitadas pelo Ministério da Educação e aguarda com ansiedade o anúncio dos pré-selecionados, que agora ficou para fevereiro.Há indícios de que poderão ser criadas ou excluídas algumas exigências.

As supostas novas exigências poderão ser benéficas ou não para a URI, dependendo do ponto de vista técnico.

Enquanto isso, não para perder de vista que o município de Cerro Largo  também está se mobilizando em torno de um curso de Medicina gratuito por meio do campus da Universidade Federal Fronteira Sul.

About Author

HOGUE

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *