Empresário Erasmo Battistella vem com força total para assumir o aeroporto

No meio aeronáutico e político causou até uma certa surpresa a habilitação da ECB Holding, de Passo Fundo, para administrar o Aeroporto de Santo Ângelo e o de Passo Fundo a partir de primeiro de Janeiro do ano que vem.
Bastou dar uma entrevista ontem, para mostrar que além do forte poderio econômico de suas empresas, está associado a uma empresa francesa, que é uma das maiores administradores de aeroportos do mundo.
Tem uma privilegiada visão empresarial e garantiu que os seus investimentos em Santo Ângelo decorrem da sua crença de que um aeroporto de qualidade é um dos maiores impulsionadores da economia de uma região.
Vai investir mais de R$ 60 milhões, melhorando a pista, a acessibilidade e para não deixar dúvidas sobre a nova cara do futuro aeroporto.
Quer abrir novas rotas e a Foz do Iguaçu, dependendo do interesse das empresas, não foge do seu radar. E, por fim teceu duras críticas ao estado da BR-285. Comentou que é a principal rodovia de conexão com o Mercosul, mas está totalmente defasada porque ali transitam cerca de 20 mil carros quase todos os dias.
Sua posição é firme. Disse que a BR-285 precisa ser duplicada de ponta a ponta, desde Vacaria a São Borja, o que aliás, já deveria ter sido feito há mais de dez anos.
Com toda a razão o empresário.
Um médico de talento chegando aos 90 anos
Não são muitas as pessoas que carregam no seu currículo pessoal marcas de um médico tão talentoso, mas que ao longo dos seus 90 anos de idade, completados no sábado passado, carrega inúmeras funções ao longo da vida.
Falo do médico, Rolando Stümpfle, que é o proprietário do Hospital Santa Izabel, hoje não mais em funcionamento. Nessa condição profissional, centenas de pessoas passaram pelas suas mãos e seus cuidados, tratando a todos como se fossem amigos e antigos conhecidos.
Em suas atividades paralelas, foi um renomado desportista, que segundo ele mesmo, numa partida de futebol jogou um meio fogão à lenha no gramado para evitar a pressão do adversário e parar o jogo. Também foi da sua época em que era dirigente, um suposto “seqüestro” do centroavante Lauro, do Tupi de Crissiumal. Na primeira noite, Lauro dormiu na concentração, mas de madrugada foi “re-sequestrado” e levado de volta para Crissiumal.
O ainda presidente das exitosas Feiras do Milho, trazendo grandes shows para Santo Ângelo, o que hoje, ele reconhece, é impossível por causa dos altos custos dos artistas.
Foi também o idealizador do Festival Cidade das Tortas, juntamente com sua falecida esposa Marisa, e que hoje transformou Santo Ângelo na “Cidade das Tortas” no Rio Grande do Sul.
Pessoalmente, tanto eu como outros entendemos que ele poderia ter sido prefeito de Santo Ângelo. Mas do alto da sua humildade, sempre abriu mão das diversas investidas.
Esta figura ímpar completou 90 anos no sábado passado, com saúde generosa e espero que em breve passe do primeiro século da sua vida.
Laurindo Nikititz na direção da Farsul
A direção da Farsul reconheceu o trabalho e desempenho que o produtor rural Laurindo Nikititz vem desempenhando há vários anos como presidente e agora diretor Administrativo do Sindicato Rural de Santo Ângelo.
É um dos símbolos de defesa do agronegócio, mas também não perde de vista os pequenos produtores rurais, que sofrem conseqüências quase iguais em virtude de seguidas estiagens, permeadas com chuvas incessantes como a que ocorreu recentemente na maior enchente da história do Rio Grande do Sul.
Na última quinta-feira sua liderança foi consagrada na inclusão da seleta diretoria da Farsul, a maior entidade de defesa do agronegócio. Laurindo foi escolhido, em chapa única, para o cargo de tesoureiro, na condição de suplente, mas que terá sob sua coordenação as atividades e os interesses de mais de 30 municípios da região.
Não é do seu interesse, mas seu nome seguidamente, em época eleitoral vem sendo cogitado para concorrer a um cargo, seja de vereador ou de prefeito. Até agora recusou todas as especulações, mas nunca disse que jamais aceitaria. Talvez no próximo pleito, emplaque a sua candidatura! Densidade eleitoral não lhe falta.
Segunda pane em avião deixa o presidente Lula apavorado
Pela segunda vez o avião em que estava o presidente Lula sofreu uma pane, deixando o chefe da República apavorado, para não dizer em pânico. A primeira vez de que se tem notícia, o avião sofreu uma pane a dez mil metros de altura, mas o piloto, muito hábil, conseguiu conduzi-lo até o aeroporto mais próximo.
No entanto, descesse imediatamente, o avião explodiria e o piloto foi obrigado a voar em círculos durante cinco horas até esvaziar os tanques do combustível.
Na quinta-feira dessa semana, Lula estava em viagem para o Nordeste, inaugurando obras, mas também tirando alguns dias de férias em Fernando de Noronha.
Não se sabe exatamente o que aconteceu, mas o avião da Força Aérea Brasileira teve que fazer um pouso de emergência, mas o piloto alertou os passageiros sobre a possibilidade de haver uma explosão quando tocasse ao solo.
Enquanto Lula rezava pela Virgem Maria, o piloto conseguiu manobrar o aparelho de uma forma suave ao tocar no solo e nada aconteceu.
Todos saíram em segurança da aeronave, mas o presidente teve que seguir viagem em outro avião.