Governo comprará 150 mil antídotos contra intoxicação por metanol

O Ministério da Saúde anunciou a compra emergencial de 150 mil ampolas de etanol farmacêutico para reforçar o tratamento de vítimas de intoxicação por metanol em estados e municípios. A medida busca enfrentar casos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acionou produtores e agências internacionais para a aquisição de fomepizol, outro antídoto usado nesses casos, mas que ainda não está disponível no Brasil. O governo também solicitou à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a doação de 100 tratamentos do medicamento.
Além da compra emergencial, o ministério estruturou, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), um estoque estratégico com 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico em hospitais universitários federais e unidades do SUS. Também está em negociação a aquisição de mais 1 mil doses de fomepizol por meio do Fundo Estratégico da Opas, o que ampliaria o estoque nacional.
Padilha destacou que as ações têm caráter preventivo. Segundo ele, embora o país registre, em média, até 20 casos de intoxicação por ano, houve aumento recente em São Paulo. Até a tarde de quinta-feira (2), o governo contabilizava 48 casos suspeitos e 11 confirmados de intoxicação por metanol.