Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
07 de outubro de 2025
Rádio AO VIVO
País Saúde

Ministério da Saúde lança campanha de multivacinação para crianças e adolescentes até 15 anos

  • outubro 1, 2025
  • 3 min read
Ministério da Saúde lança campanha de multivacinação para crianças e adolescentes até 15 anos

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (1º) uma campanha de multivacinação destinada a crianças e adolescentes de até 15 anos. O objetivo é atualizar a caderneta de imunização de quem ainda não recebeu todas as vacinas ou está com doses atrasadas.

A ação será realizada em todo o país entre 6 e 31 de outubro, com o Dia D marcado para 18 de outubro, um sábado. “Todas as vacinas do calendário estarão disponíveis. A ideia é oferecer e intensificar a vacinação para todas as vacinas”, explicou o diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti.

Para apoiar a campanha, o ministério realizou um repasse financeiro extraordinário de R$ 150 milhões aos estados e municípios no início do ano, destinado a estimular ações de multivacinação em nível local. Além disso, foram distribuídas 6,8 milhões de doses extras, fora da grade regular: 1,8 milhão da tríplice viral, 1,6 milhão da febre amarela, 1,1 milhão da varicela e 2,3 milhões das demais vacinas do calendário.

Cobertura vacinal
De janeiro a julho deste ano, a vacina tríplice viral alcançou quase 91% de cobertura, a febre amarela atingiu 78% e a varicela registrou a menor cobertura, com 67%. “A ideia é que, com essa multivacinação, não apenas mantenhamos os números, mas encerremos o ano com indicadores ainda melhores”, afirmou Gatti.

Meu SUS Digital
O aplicativo Meu SUS Digital enviará alertas sobre a campanha a mais de 40 milhões de usuários. A ferramenta também incluirá lembretes de doses pendentes e permitirá vincular o cadastro das crianças ao perfil de seus cuidadores.

Vacinação contra febre amarela e HPV
O governo fará um esforço adicional na distribuição da vacina contra a febre amarela, especialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, contemplando adultos até 59 anos. “Enviamos doses extras para esses estados considerando o último ciclo de casos. Queremos aproveitar o período pré-sazonal para melhorar a cobertura vacinal”, explicou Gatti.

A vacinação contra o HPV também será reforçada. A recomendação é vacinar crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, faixa que apresenta cobertura de 82% entre meninas e 67% entre meninos. Durante a campanha, pessoas de 15 a 19 anos que não tenham se vacinado poderão atualizar sua imunização.

Sarampo
A tríplice viral será utilizada para intensificar a vacinação contra o sarampo em pessoas de 12 a 59 anos. Embora o Brasil seja considerado área livre da doença, surtos em outros países americanos motivam a ação. Até 13 de setembro, 31 casos de sarampo foram confirmados no país, enquanto 1.7134 casos foram descartados.

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *