
No próximo domingo, 28 de setembro, Santo Ângelo terá um ato público contra a PEC da Blindagem. A mobilização será às 10h, no Brique da Praça, reunindo movimentos sociais, partidos e cidadãos contrários à proposta em debate no Congresso Nacional.
O ato é organizado pelo Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Santo Ângelo e aliados. De acordo com o secretário de Formação Politica do PT, Gilberto Corazza, o principal objetivo da manifestação é denunciar o que chamam de retrocesso democrático, já que a PEC limitaria a responsabilização de parlamentares. “Então, faremos aí a nossa manifestação simbólica nesse momento, né? E alertando, será das 10 às 11h30min”, afirmou.
O QUE É A PEC DA BLINDAGEM
A PEC da Blindagem, em poucas linhas, amplia a proteção de parlamentares contra investigações e processos criminais e civis. O texto que foi aprovado pelos deputados retoma a exigência de que o Congresso precise dar sinal verde para que parlamentares respondam a processos criminais no Supremo Tribunal Federal (STF). A PEC modifica o artigo 53 da Constituição, que trata das garantias e prerrogativas dos congressistas, e acrescenta novos dispositivos que tornam mais rígidas as exigências para que deputados e senadores sejam alvos de processos judiciais.
Redação Grupo Missões com informações O GLOBO