
Diante das previsões meteorológicas apontando a possibilidade de chuva na manhã do próximo sábado, a definição sobre a realização ou não do Desfile Farroupilha de Santo Ângelo será tomada às 6 horas do dia 20.
A organização do Desfile neste ano está a cargo da Brigada Militar, que juntamente com a Associação das Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo (Assetrasa) define as questões envolvendo a promoção.
A reunião para definir acontecerá na Praça Leônidas Ribas, junto ao palanque oficial. Caso seja entendido que não existe condições para realização no sábado, a atração será transferida para o domingo. Caso a chuva insista no domingo, fica cancelado.
O veterinário Luiz Claudio Coutinho, chefe da Inspetoria de Defesa Agropecuária local, salienta que até a manhã desta quarta-feira cerca de 200 cavalos estavam habilitados para participar do desfile. A média histórica é de 330 animais.
Para participar do Desfile Farroupilha com um cavalo, são necessários o certificado de exame negativo para Anemia Infecciosa Equina (AIE) e o comprovativo de vacinação atualizada contra a Influenza Equina, sendo ambos os requisitos para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).
Com a documentação em mãos, o cavalariano deve procurar a Inspetoria Veterinária para a vistoria dos exames e a emissão da GTA, que certifica a saúde do animal e permite a sua circulação e participação no desfile.
Segundo Coutinho, em Santo Ângelo ele e outro funcionário, farão a fiscalização por amostragem, na Rua Marechal Floriano no dia do desfile. As entidades são responsáveis pela participação dos animais. Um animal detectado sem a documentação sanitária deve ser retirado do desfile.