Ponte sobre Rio Ijuí receberá reforço e duplicação da largura, com acostamento e passeio de pedestres

O engenheiro civil Luciano Faustino, diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) falou ao programa Rádio Visão, da Rádio Santo Ângelo, na manhã desta sexta-feira (22), quando falou sobre a reforma da ponte sobre o Rio Ijuí na ERS-344, na divisa de Santo Ângelo com Entre-Ijuís.
A ponte possui 228 metros de extensão, com largura de oito metros e sem condições de passagem adequada de pedestres. Faustino anunciou que passará a ter 16 metros de largura, com duas faixas de trânsito, acostamento e passeio para pedestres nos dois lados da ponte.
O valor foi estabelecido dentro da lei de enfrentamento a calamidade, permitindo contratações por procedimentos simplificados. “Se não tivesse essa lei, o prazo seria muito maior. Agora, vamos contratar em regime integrado, com a empresa vencedora elaborando o projeto executivo, estabelecendo o orçamento e a execução da obra”.
O Daer publicou um aviso às empresas do setor, para que empresas do setor manifestem interesse. Na próxima semana, solicitará as propostas das empresas e depois disso será feita a contratação pelo menor valor. Citou que várias empresas já demonstraram interesse na obra.
Ele acredita que a obra específica deve iniciar entre o fim deste ano e o início de 2026. Prazo para conclusão não pode ser especificado diante da necessidade de estabelecimento do projeto executivo.
Luciano Faustino observou ainda que o recurso anunciado de R$ 22,7 milhões é de referência. O valor de fato será aferido após a conclusão do projeto executivo, que precisará ser aprovado pelo Daer.
O valor referência foi apontado em anteprojeto realizado por empresa de engenharia contratada pelo Daer, seguindo os preceitos da norma técnica vigente que trata de questões relativas a pontes.