FENAMILHO apresenta superávit de R$ 1,2 milhão

A comissão central apresentou na noite desta quinta-feira (21) a prestação de contas da 21ª edição da Fenamilho Internacional. O resultado aponta um superávit de R$ 1,2 milhão.
De acordo com os números apresentado pelo presidente Luís Alberto Voese, a feira deste ano arrecadou mais de R$ 4,2 milhões e registrou R$ 3 milhões.
O resultado financeiro da edição deste ano deixa lucro e cobre todas as despesas que ficaram da feira anterior, que apresentou problemas em relação a patrocínios e arrecadação de recursos pelo fato de ter sido cancelada devido a pandemia do coronavírus por duas vezes.
O destaque da arrecadação da edição deste ano foi a comercialização dos estandes, que tiveram crescimento de 60%, gerando uma receita de R$ 3,1 milhões. Todos os comparativos de receita e despesa foram feitos em relação a edição de 2019, já que a de 2023 contou com os problemas gerados pela suspensão provocada pela pandemia.
Os espaços alugados para os expositores, dos prédios fixos do parque, também chegaram a R$ 3 milhões, crescimento bem superior em relação a 2019, que foi de R$ 1,9 milhão.
Além disso, foram expostos dados de outras receitas que dobraram, possibilitando arrecadação de R$ 1,06 milhão. Voese reforçou que isso demonstra que a organização inovou e buscou novas fontes de receita.
Voese salientou que os patrocínios permaneceram estáveis em cerca de R$ 1 milhão. Bilheterias e estacionamento apresentaram uma queda leve, de R$ 1,2 milhão em 2019 para R$ 1,18 milhão de arrecadação neste ano.
Com relação às despesas, o maior impacto está na estrutura, com R$ 1,1 milhão, praticamente dobrando o valor de 2019. Do lado das despesas, os números mostram aumento. A estrutura da feira foi o item que mais pesou no orçamento, com custo de R$ 1,18 milhão – quase o dobro em relação a 2019. Gastos com pessoal também cresceram, atingindo R$ 392 mil, além de despesas administrativas e de divulgação que somaram cerca de R$ 835 mil.
O custo da estrutura de bilheteria também teve despesas aumentadas, passando de R$ 32 mil em 2019 para R$ 97 mil em 2025.
Na área social, as promoções e eventos subiram de R$ 544 mil para R$ 549 mil. Já o setor de publicidade e propaganda tiveram alta de R$ 198 mil para R$ 571 mil.
Os membros da Associação da Fenamilho, formada para organizar a feira, voltarão a se reunir para definir a nova presidência que comandará o evento em 2027.