Uma das pessoas mais idosas do mundo morre aos 117 anos em São Luiz Gonzaga

Margarida Blanco, de 117 anos, faleceu nesta terça-feira (19) em São Luiz Gonzaga, onde estava internada no Hospital local por complicações da idade. Nascida em 9 de fevereiro de 1908, em Itaqui, ela foi agricultora, dona de casa e vivia no município há mais de cinco décadas. Era reconhecida informalmente como uma das pessoas mais velhas do mundo.
Ao longo da vida, teve oito filhos — três deles já falecidos —, além de netos, bisnetos e tataranetos. Aos 117 anos, chegou a ser citada pelo Gerontology Research Group (GRG) como uma das pessoas mais idosas em atividade, embora não tenha sido incluída no Guinness Book pela falta de documentação exigida.
Mesmo com limitações próprias da idade, Margarida mantinha lucidez, boa alimentação e convívio próximo com a família. Recentemente, recebeu visitas do prefeito José Antônio Flach Werle (MDB), de integrantes da Secretaria de Saúde e participou de um programa da Rádio São Luiz, onde cantou “As Mocinhas da Cidade”.
O velório ocorre na funerária São Lucas, e o sepultamento será nesta quarta-feira (20), às 16h, no cemitério de São Luiz Gonzaga.
Fonte: Rádio São Luiz