Mostra de Cinema das Missões confirma terceira edição

A Mostra de Cinema das Missões, que transforma as Ruínas de São Miguel em uma grande sala de cinema ao ar livre, já tem data confirmada: de 20 a 22 de novembro, com um dia a mais em relação a 2024 e mais espaço para o público.
O evento, totalmente gratuito, acontece no interior da antiga catedral de pedra do sítio arqueológico mais famoso do Rio Grande do Sul e reúne cultura, história e memória por meio do cinema independente.
Em 2024, os ingressos se esgotaram em menos de 12 horas, o que levou os organizadores, Darius Pippi e Manuela Fetter Nicoletti, a ampliar a mostra. Este ano, serão 260 lugares por dia e, pela primeira vez, produtores e cineastas poderão inscrever seus filmes — 40% da programação virá dessas inscrições, abertas a obras do RS, de outras regiões do Brasil e do exterior. O restante será definido pelo conselho curatorial e pelo Mercado Audiovisual Entre Fronteiras.
Os curtas e longas selecionados terão como eixo três temas: multietnicidades, transitorialidades e natividades. Além das sessões nas ruínas, o evento contará com palestras e debates no Tenondé Park Hotel, a dois quilômetros do sítio histórico, e um projeto educativo itinerante para escolas públicas da região.
Realizada em parceria com o Iphan e dentro de um Patrimônio Mundial da Unesco, a mostra preserva o caráter contemplativo do local, valorizando sua arquitetura com projeções que provocam reflexões. Desde a estreia, em 2023, o evento amplia seu público, atrai turistas de diferentes estados e países e movimenta a economia local.
Em 2024, a mostra também marcou a assinatura de uma carta de apoio à criação da Missões Film Commission, iniciativa que busca impulsionar o setor audiovisual na região com suporte da Associação dos Municípios das Missões e de entidades públicas e privadas.