16º Canto Missioneiro e 15º Canto Piá são lançados oficialmente

Dois dos mais prestigiados festivais nativistas do Rio Grande do Sul, o 16º Canto Missioneiro da Música Nativa e o 15º Canto Piá Missioneiro, foram lançados na última sexta-feira (8), em cerimônia realizada no Centro Municipal de Cultura. O evento contou com a presença de autoridades, artistas e apreciadores da música nativista.
Os festivais, que ocorrerão de 30 de outubro a 1º de novembro, trazem uma importante novidade: serão realizados no Parque de Exposições Siegfried Ritter. A mudança de local permitirá ampliar o formato para um evento multicultural, com comercialização de produtos de agroindústrias familiares, de expositores do Brique da Praça e da Casa Kombina. Entre os dias 22 e 29 de outubro, antecedendo os festivais, o Parque também sediará a Feira do Livro e o Festival de Rock, fortalecendo o calendário cultural do município.
O patrono desta edição é o poeta e compositor Edgar Prestes, autor de letras em quase todas as edições do Canto Missioneiro e com destacada participação em outros festivais nativistas do Estado, como em Esmeralda, Giruá, Bossoroca e Júlio de Castilhos. Prestes também já integrou a Comissão Avaliadora do Canto Missioneiro e é membro efetivo da Estância da Poesia Crioula.
Mais que um festival, o Canto Missioneiro é um movimento cultural que valoriza a herança musical gaúcha, reunindo composições inéditas e revelando novos talentos a cada edição. Já o Canto Piá Missioneiro é dedicado a crianças e jovens, incentivando e dando visibilidade à nova geração para que se aproprie e celebre a cultura local.
Programação de shows
A 16ª edição contará com apresentações musicais de:
- 30/10 – Marinês Siqueira e Wilson Paim
- 31/10 – Adair de Freitas e Juliano Moreno
- 01/11 – Catherine Vergnes
A comissão de jurados será formada por Jaime Brum Carlos, Fernando Graciola, Lu Schiavo, Aline Ribas e Eduardo Maicá, responsáveis pela seleção das melhores composições.
Inscrições abertas
As inscrições para o Canto Missioneiro e o Canto Piá Missioneiro já estão abertas e devem ser realizadas exclusivamente pelo site pmsaculturasantoangelo.abase.com.br/site. A expectativa é superar a marca de 600 composições inscritas, repetindo o êxito das edições anteriores.
Realização
O evento é realizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, via Lei Rouanet, com apoio da Prefeitura de Santo Ângelo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte. A produção cultural é da Novas Produções, com financiamento do Pró-Cultura RS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Fonte: Assessoria de Imprensa