CS Infra é declarada vencedora do leilão de concessão da Ponte Internacional de São Borja

Após uma reviravolta no processo de concessão, a CS Infra, empresa controlada pela Simpar, foi oficialmente declarada vencedora da concessão da Ponte Internacional da Integração, em São Borja. A estrutura conecta o Brasil à cidade de Santo Tomé, na Argentina, sobre o Rio Uruguai, sendo um dos principais corredores logísticos do Cone Sul.
A mudança no resultado ocorreu após a desclassificação da empresa argentina Plusbyte, que havia sido anunciada como vencedora em julho. A empresa foi retirada do processo por não atender aos requisitos mínimos de qualificação técnica e econômico-financeira exigidos no edital.
Com a decisão, a CS Infra, que havia ficado na segunda colocação, assumiu a concessão com uma proposta de US$ 26,6 milhões — valor 0,38% acima da outorga mínima. Conforme comunicado da Simpar, divulgado nesta quarta-feira (6) e repercutido pelo Valor Econômico, o pagamento será feito de forma parcelada: US$ 2,6 milhões no ato da assinatura do contrato, prevista para 29 de agosto, e o restante distribuído em 24 parcelas anuais.
A concessão será válida por 25 anos e prevê investimentos significativos na modernização da ponte e de toda a estrutura de controle fronteiriço. A futura concessionária terá a responsabilidade de reformar e aprimorar a infraestrutura da travessia, implementar sistemas tecnológicos e de conectividade e garantir suporte e insumos aos órgãos de fiscalização dos dois países.
A Ponte Internacional da Integração tem papel estratégico no comércio exterior, sendo responsável por 23% do fluxo comercial entre Brasil e Argentina e quase 40% das transações com o Chile. A expectativa é que, com a nova gestão, haja avanços na infraestrutura e eficiência da travessia.
Foto: Míro Bacin