Dois secretários são exonerados pelo prefeito Nivio Braz em Santo Ângelo

O prefeito de Santo Ângelo, Nívio Braz (PL), exonerou na sexta-feira, 1º de agosto, dois secretários municipais: Rosemeri Rodrigues (PP), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, e Vinicius Damião Makvitz (MDB), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação.
O anúncio oficial ainda não ocorreu nas páginas do município e nem no site oficial. Porém, foram publicadas ontem no Diário Oficial dos Municípios.
As exonerações ocorreram dias após um pronunciamento polêmico do vereador Márcio Antunes (MDB) na tribuna da Câmara de Vereadores solicitando a exoneração de cinco secretários. O parlamentar fez fortes críticas contra Vinicius Makvitz (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação); Rosemeri Rodrigues (Desenvolvimento Social e Cidadania); André Pedroso (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano); Juca Podgorski (Desenvolvimento Rural) e Edimilson Pretto, o Cavalo (Cultura e Esportes), este também criticado pelo vereador Vando Ribeiro.
Rosemeri Rodrigues, também é presidente dos Progressistas em Santo Ângelo e 1ª suplente de vereadora. Poderia assumir um cadeira no Legislativo caso o vereador Nene ou Buiu assumam alguma secretaria ou apresentem alguma licença para a próxima sessão. O verador Toledo atualemente é presidente da Câmara e dificilmente aceitaria o convite. Vinicius Damião Makvitz deverá retornar a Câmara de Vereadores já na próxima segunda-feira onde foi eleito. Com isso, o suplente André da Silva perderia a cadeira, ou até um provável retorno de Vinicius a mesma secretaria não está descartado visto que já ocorreu a sua ida para o Legislativo em outra sessão para defender um projeto do Executivo.
Os outros três secretários criticados por Marcio Antunes são filiados ao PL, mesmo partido do prefeito Nívio Braz e permanecem nos cargos. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação ainda não tem novos titulares e devem ser comandadas por suplentes. Até o momento, a Prefeitura não divulgou nota oficial sobre as exonerações.