Reunião busca ajustar horários de voos para atrair mais turistas nas Missões

O voo da Gol entre Santo Ângelo e Guarulhos poderá ter ajustes nos horários, para com isso atrair mais turistas nas Missões e facilitar as atividades de quem viaja a São Paulo nos fins de semana. Essa foi a pauta da reunião na última terça-feira em Porto Alegre, entre os secretários de Cultura, Eduardo Loureiro; e de Turismo Ronaldo Santini, com o deputado e líder do governo Frederico Antunes e os diretores da companhia Alberto Fajerman e Marcos Tognato.
No encontro, que contou com a participação do empresário Iason Pippi, representando os operadores de turismo na região, os diretores da Gol informaram que existe a possibilidade de alterar alguns horários. Atualmente, a companhia opera três vezes por semana entre o Aeroporto Regional de Santo Ângelo e o Aeroporto Internacional de Guarrulhos, nas terças, quintas e sábados.
Pippi detalhou que com o voo de retorno a São Paulo no sábado de manhã, como é atualmente, os visitantes precisam encurtar sua estadia, deixando a região antes mesmo de aproveitar o final de semana, período crucial para o turismo local. A mudança beneficiaria também os moradores da região Noroeste-Missões interessados em passar o final de semana em São Paulo, sem precisar retornar bem no meio do período.
Bicicletas elétricas: barulho infernal
Depois que a Brigada Militar deu uma pegada forte nos motociclistas com canos de descarga abertos, beirando mais de cem decibéis, agora são as bicicletas elétricas que se encarregam de infernizar a vida dos moradores de Santo Ângelo.
E não são adolescentes que andam com estas bicicletas. São rapazes adultos, em sua maioria, que acham a maior graça de incomodar. O barulho é mais intenso nos finais de semana, quando fazem “passeios” pelo centro da cidade.
A questão levantada na quinta-feira no Programa Rádio Visão teve rápida repercussão em vários bairros, onde a situação é a mesma. Bairros Nova e Haller são alguns dos locais onde os moradores se manifestaram, já em tom de revolta, porque não sabem se é competência ou não da Brigada Militar em realizar a fiscalização.
As viaturas da Brigada são facilmente dribladas pela habilidade dos ciclistas e, por isso, é sugestivo que seja utilizada a velocidade das motos da corporação que circulam na cidade.
Os principais absurdos são cometidos aos domingos, quando a maioria das pessoas aproveita para descansar. É preciso alguém agir e tomar providências antes que aconteçam coisas piores. Dia desses, um morador, de arma em punho, tentou atacar uma dessas bicicletas, mas o ciclista conseguiu fugir.
Erro brutal: homem ficou dez anos preso por crime que não cometeu
O desprezo pela perícia técnica, o desprezo pelo depoimento do verdadeiro culpado, processo policial mal conduzido e a insensibilidade do Ministério Público e da própria Justiça, levaram um cidadão inocente a cumprir dez anos de cadeia em regime fechado.
Natural de Gramado, o cidadão Israel de Oliveira Pacheco passou uma década atrás das grades, implorando por justiça. Em todas as instâncias, nenhum juiz conseguiu captar sua inocência porque as provas em contrário foram desprezadas.
Ele foi acusado de ter praticado estupro contra uma jovem de 20 anos, na época, mas o exame de DNA comprovou que os vestígios do ato carnal, com violência, não eram seus.
Na habitual morosidade do Poder Judiciário brasileiro, o caso levou uma década até chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde finalmente o erro foi reconhecido.
Agora, o Estado do Rio Grande do Sul foi condenado a lhe pagar uma indenização por danos morais no valor de R$ 1,6 milhão, acrescido de danos materiais de um salário mínimo para cada mês em que ficou preso injustamente.
Somada, a indenização, devidamente corrigida, deve passar de R$ 2 milhões. Ainda cabe recurso ao Estado, mas espera-se que não se cometa o segundo erro brutal. Que a conta seja paga e que o governador ao menos peça desculpas ao inocente.
Licença paternidade de dois meses
Em breve os pais de crianças recém-nascidas poderão festejar um período de férias fora de época pelo período de dois meses. Atualmente é de cinco dias.
Não se sabe exatamente os critérios que levaram a bancada feminina na Câmara Federal a definir o prazo pelo período de dois meses, mas algumas parlamentares alegam que é o tempo mínimo que um pai deve disponibilizar como medida afetiva para acolher bem os seus rebentos.
Se do lado do pai, o prazo está sendo festejado, existe o outro lado do balcão. Empresários querem que o projeto seja vetado por causa do longo período. Se, por exemplo, numa empresa com dez funcionários, uns cinco se tornarem pais quase ao mesmo tempo, a empresa balança. Seria uma brusca redução de 50 % na mão de obra.
E agora, veta ou sanciona?
Porco no rolete é amanhã em Vitória das Missões
Um dos maiores encontros da gastronomia regional vai acontecer neste domingo (27) em Vitória das Missões, coroando a sua 19ª edição. Mais de três mil pessoas estão sendo aguardas já a partir das primeiras horas da manhã. Aproximadamente mil quilos, entre carne suína e bovina estão marinando no tempero à espera de ir para o fogo a partir das 6 horas.
Entre assadores, garçons e a equipe da cozinha, são mais de cem pessoas, todas voluntárias, que estarão servindo os visitantes.
Uma festa imperdível e que terá transmissão da Super Rádio Santo Ângelo, com o programa Canta Brasil direto do Clube 19 de Maio, onde estarão Jota Miguel, Vagner Velasques e Edinho Zuse.