Hacker suspeito de ataque contra o Tribunal de Justiça do RS é preso

A Polícia Civil prendeu preventivamente, na manhã desta terça-feira (22), um homem de 23 anos suspeito de envolvimento em um ataque hacker ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). A ação ocorreu no município de Guarabira, interior da Paraíba, e incluiu o cumprimento de mandados de busca e apreensão de dispositivos eletrônicos, mídias de armazenamento e documentos.
Segundo o delegado Marcos de David, do Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC), o investigado teria sido responsável por um ataque do tipo DDoS (Negação de Serviço Distribuída), que visa sobrecarregar servidores até torná-los inacessíveis. O alvo foi o sistema E-Proc, plataforma utilizada para a consulta de processos no TJRS.
O ataque aconteceu no dia 26 de março de 2025, deixando o site e o sistema do tribunal fora do ar por quase 24 horas. À época, o TJRS relatou prejuízos no acesso, tramitação de documentos e realização de audiências.
As investigações apontam que o crime não teve motivação financeira: o suspeito não roubou dados nem fez exigências de pagamento. De acordo com o DERCC, o ataque foi realizado apenas como demonstração de habilidade técnica.
Após a ofensiva virtual, o suspeito ainda teria compartilhado o passo a passo do ataque com membros de um grupo de hackers. A Polícia Civil agora trabalha para identificar os demais envolvidos.