Vítima de câncer, Preta Gil morre aos 50 anos

A cantora e empresária Preta Gil faleceu neste domingo (20), em Nova York. Preta Gil descobriu o câncer no intestino no início de 2023. Filha do cantor Gilberto Gil com Sandra Gadelha, Preta Gil faria 51 anos no dia 8 de agosto. Ela deixa um filho, Francisco Gil.
A última vez que Preta Gil cantou em público foi ao lado do pai, durante show da turnê “Tempo Rei”. A apresentação aconteceu no dia 26 de abril deste ano, em São Paulo. Filha de Gilberto Gil, afilhada de Gal Costa, Preta deixou a carreira de produtora e publicitária e decidiu pela carreira de cantora aos 29 anos, quando lançou seu primeiro álbum. “Prêt-à Porter” traz o hit “Sinais de Fogo”, uma composição de Ana Carolina feita especialmente para a amiga Preta.
Preta tratava o câncer desde janeiro de 2023. Após o tratamento inicial no Brasil com quimioterapia e radioterapia, além de uma cirurgia para remoção de tumores em agosto de 2024, o câncer retornou em outras regiões do corpo, levando à retomada de intervenções médicas, desta vez, no exterior.
Em maio, Preta buscou um tratamento alternativo nos Estados Unidos. Durante uma participação no Domingão do Huck, a artista reconheceu os privilégios em fazer a viagem com esse propósito e manifestou o desejo de voltar ao Brasil curada.
Neste mês, Preta foi homenageada no centenário do jornal O Globo, ao receber o Prêmio Faz Diferença, na categoria Ela. “Ter esse reconhecimento tem um significado muito especial pra mim. Com tudo que tenho vivido, poder usar minha voz para levar informação e encorajar outras pessoas sobre o tratamento do câncer se tornou um propósito de vida. Eu quero fazer a diferença na vida de outras pessoas”, escreveu.