STF tem 2×0 para confirmar decisão de Moraes contra Jair Bolsonaro

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começou, nesta sexta-feira (18), a julgar as medidas cautelares impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes.
O julgamento ocorre em sessão virtual e segue até segunda-feira (21). Moraes, relator do caso, foi o primeiro a votar, sendo acompanhado pelo ministro Flávio Dino, que também se manifestou favorável às restrições.
A análise foi convocada de forma extraordinária pelo presidente da Turma, ministro Cristiano Zanin, a pedido do relator.
No mesmo dia, Bolsonaro foi alvo de uma operação da Polícia Federal que cumpriu mandados de busca e apreensão em seus endereços em Brasília. Na decisão, Moraes afirmou que o ex-presidente teria confessado, de forma consciente e voluntária, uma tentativa de extorsão contra a Justiça, além de agir com o filho Eduardo Bolsonaro para tentar interferir em processos judiciais.
Em resposta, Bolsonaro negou as acusações, chamou a investigação de “política” e disse que as medidas impostas são uma “suprema humilhação”. Ele também negou ter planos de deixar o país.