
Na tarde desta terça-feira (15), a 4ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (DENARC) da Polícia Civil do Rio Grande do Sul desarticulou um sofisticado laboratório de refino de entorpecentes em um sítio localizado no interior do município de Entre-Ijuís, nas proximidades da BR-285. A ação foi coordenada pela delegada Ana Flávia de Melo Leite e contou com apoio da 13ª Delegacia de Polícia Regional de Santo Ângelo.
As investigações começaram após denúncias de que o local era usado para o processamento de grandes quantidades de cocaína e crack, com distribuição para cidades da região missioneira. Após monitoramento e diligências, os agentes confirmaram a atividade criminosa e deflagraram a operação.
Durante a ação, dois homens, de 24 e 38 anos, foram presos em flagrante enquanto realizavam o preparo das substâncias ilícitas. Ambos já possuíam antecedentes criminais e foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.
No local, a polícia apreendeu seis peças de cocaína e duas de crack ainda em suas formas brutas, além de insumos químicos diversos, dez formas para moldagem de crack, três balanças de precisão, um liquidificador, uma prensa hidráulica, um telefone celular e um veículo utilizado pelos suspeitos. Também foram encontradas duas armas de fogo: um rifle calibre .22 e uma espingarda calibre .28.
De acordo com a delegada Ana Flávia, o entorpecente seria distribuído em pontos de venda de drogas da região. A operação representa um importante golpe contra o crime organizado: o prejuízo estimado aos traficantes ultrapassa meio milhão de reais.
A delegada reforçou que a ação integra o plano da Polícia Civil de intensificar o enfrentamento ao narcotráfico no Estado.
A população pode contribuir com informações de forma anônima pelo disque-denúncia do DENARC: 0800 051 8518.