Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
06 de setembro de 2025
Rádio AO VIVO
Estado

Representantes de municípios assinam ordens de início do programa Desassorear RS

  • julho 10, 2025
  • 2 min read
Representantes de municípios assinam ordens de início do programa Desassorear RS

Representantes de 23 municípios gaúchos assinaram ontem(9), as ordens de início de serviço do programa estadual Desassorear RS, voltado ao desassoreamento de pequenos rios e arroios. A iniciativa tem como objetivo principal melhorar a vazão dos cursos d’água para reduzir o risco de alagamentos em períodos de chuva intensa. A cerimônia foi realizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), em Porto Alegre.

O programa integra o Plano Rio Grande, coordenado pelo governo estadual para reconstriur o Rio Grande do Sul, com investimento de R$ 300 milhões por meio do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). Atualmente, 85 frentes de trabalho estão em andamento em 62 municípios, e 49 obras já foram concluídas em 26 cidades. O secretário Marcelo Caumo, titular da Sedur, destaca que já foram retirados 1,4 milhão de metros cúbicos de sedimentos de rios e arroios, o que equivale a uma fila de caminhões com 620 quilômetros de extensão.

As prefeituras têm papel essencial na execução do programa, pois indicam os trechos mais críticos para receberem as intervenções estruturantes e de prevenção. A prefeita de Lajeado, Gláucia Shumacher, falou em nome dos demais municípios e destacou que as prefeituras precisam do apoio estadual e federal.

Barão, Cacique Doble, Caiçara, Caraá, Entre Rios do Sul, Erechim, Glorinha, Gramado Xavier, Guaporé, Itati, Jaboticaba, Lajeado, Mampituba, Morrinhos do Sul, Nova Prata, Nova Santa Rita, Rio Grande, Sagrada Família, Salvador do Sul, Santa Vitória do Palmar, Santo Expedito do Sul, Vale Real e Vitória das Missões foram os municípios que assinaram os termos na quarta (9).

Também estiveram presentes no evento os secretários de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, da Cultura, Eduardo Loureiro, e de Logística e Transportes, Juvir Costella.

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *