Estado terá site exclusivo com informações sobre eventos tradicionalistas e Semana Farroupilha

A cultura gaúcha ganhará um importante aliado digital nos próximos meses. A Centro de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação e Comunicação do Rio Grande do Sul (Procergs) vai desenvolver um site exclusivo para divulgação de eventos tradicionalistas em todo o Estado, além de concentrar as informações oficiais da Semana Farroupilha. A iniciativa partiu de uma sugestão do secretário estadual da Cultura, Eduardo Loureiro, e foi acolhida pelo presidente da Procergs, Luiz Fernando Zachia. Ambos estiveram reunidos na segunda-feira (30).
O novo portal será lançado inicialmente com a programação oficial dos Festejos Farroupilhas de setembro, tradicionalmente celebrados em todo o Rio Grande do Sul. Após esse período, a ideia é converter o site em um aplicativo permitindo a divulgação de rodeios, festivais, bailes gaúchos, encontros culturais e outras atividades promovidas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho e entidades de todas as regiões do Estado.
Além disso, o site também vai divulgar uma campanha de promoção de vendas do comércio, alusiva à Semana Farroupilha, incentivando a movimentação econômica e a valorização de produtos ligados à identidade cultural gaúcha.
A ideia, após a Semana Farroupilha, é transformar o site em um aplicativo de celular, ampliando o acesso da população e facilitando o acompanhamento das atividades tradicionalistas em tempo real, em qualquer lugar do Estado.
Refis Municipal é prorrogado até o dia 30 de julho
Uma boa medida. Foi prorrogado até 30 de julho o prazo para adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis Municipal), conforme o Decreto nº 4.370. Os contribuintes terão até o dia 30 de julho para aproveitar as condições especiais oferecidas pelo programa e regularizar seus débitos com o Município.
Todas as dívidas, de natureza tributária e não tributária, contraídas até 31 de dezembro de 2024 podem ser negociadas. Quem pagar numa única parcela tem 100% de desconto sobre juros e multa moratória; de duas a 12 parcelas tem 80% de desconto; de 13 a 24 parcelas conta com 60% de desconto e de 25 a 36 parcelas: 40% de desconto.
A primeira parcela (ou a parcela única) deve ser quitada em até dez dias após a assinatura do Termo de Parcelamento. O valor mínimo de cada parcela é de 30 UFM (Unidade Financeira Municipal).
Bandeira já está colocada na Avenida Ipiranga e seguem as críticas
Foi instalada na tarde desta quinta-feira (3) a Bandeira Nacional na Avenida Ipiranga em Santo Ângelo. O símbolo nacional foi colocado tendo como base um poste de concreto e não um mastro. A instalação foi feita no local onde estava uma figueira há cerca de 30 anos e a ação recebeu incontáveis críticas por parte da população.
Muitos populares se manifestaram pelas redes sociais afirmando que a Bandeira poderia ser colocada em outro local, sem a necessidade da retirada da árvore. Também foram recebidas críticas pelo fato da bandeira ter sido hasteada tendo como base poste de concreto e não um mastro específico. Outra observação está relacionada ao tamanho da bandeira, com muitos internautas imaginando que seria bem maior, dando um visual diferente na entrada da cidade.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente anunciou que a figueira será replantada no Parque de Exposições Siegfried Ritter.
Ainda de acordo com o órgão, a colocação da Bandeira Nacional não teve custos para o Município e foi bancada por um grupo de cidadãos.
Dois candidatos disputam presidência local do PT
O Partido dos Trabalhadores (PT) de Santo Ângelo realiza neste domingo (6) a eleição das suas novas presidências local, estadual e nacional. Na Capital das Missões duas chapas disputam a sucessão de Adelmo Fonseca.
A votação será realizada na Câmara de Vereadores das 9 às 17 horas. O psicólogo e conselheiro tutelar Jonatã Ferreira é candidato pela chapa 501. A chapa 502 é coletiva, com o servidor público Isaac Ourique, a professora Lenir Leal e a microempreendedora Valquíria Machado.
Em nível estadual são seis candidatos: Sofia Cavedon, Stela Farias, Valdeci Oliveira, Júlio Quadros, Marcelo Carnini e Tiago Braga. Para o comando nacional, a disputa é entre Rui Falcão, Edinho Silva, Valter Pomar e Romênio Pereira.
Indicação polêmica na 14ª CRE
A indicação da princesa da Fenamilho, Ariadine Zenatti, para um cargo na 14ª Coordenadoria Regional de Educação resultou em polêmica. As redes sociais receberam comentários prós e contras a indicação, debatendo necessidade e qualificação da indicada.
Para constar, a indicação foi feita pelo MDB local, com chancela do deputado estadual Rafael Braga, de Cruz Alta.
Felipe Fontana em Mendoza: XP analisa o cenário econômico internacional
A busca incessante por avaliações do mercado nacional e internacional tem sido a tônica dos trabalhos de Felipe Fontana, diretor da Visem Capital e ex-presidente da Acisa.
O conturbado mercado internacional foi a tônica de um congresso em Mendoza (Argentina), na semana passada. Com a presença do fundador e presidente do Conselho de Administração da XP Investimentos, Guilherme Benchimol (na foto ao lado de Felipe Fontana), foram analisadas as conseqüências da taxação dos americanos em produtos do Brasil, China e países europeus.
A XP é a maior corretora de investimentos no Brasil e hoje conta com um estoque que supera R$ 1 trilhão em custódia e ativos.
Na avaliação feita em Mendoza, em meio a um frio congelante, também foram avaliadas as conseqüências das guerras envolvendo a Rússia x Ucrânia e Israel x Irã. Até agora o petróleo ainda não subiu porque o dólar continua caindo na cotação internacional. Na terça-feira que vem, Felipe Fontana estará fazendo uma avaliação do cenário no Programa Rádio Visão, às 9h10min. Para quem gosta de economia, é entrevista imperdível!