
O Ministério da Agricultura e Pecuária divulgou nota nesta terça-feira (24) informando que 16 países retiraram as restrições à carne de aves do Brasil, após caso de gripe aviária.
Após cumprir os protocolos internacionais e o prazo de 28 dias sem novos registros, o Brasil voltou a ser um país livre da influenza aviária no dia 18 de junho. O único caso confirmado foi registrado em uma granja no município gaúcho de Montenegro.
Argélia, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Egito, El Salvador, Iraque, Lesoto, Líbia, Marrocos, Mianmar, Montenegro, Paraguai, República Dominicana, Sri Lanka, Vanuatu e Vietnã são os países que integram a lista de liberações.
Até o momento, 14 países e a União Europeia, mantém restrição total à exportação da carne brasileira. Mais 19 países, além do Reino Unido, estão com a suspensão restrita à carne proveniente do Rio Grande do Sul. Catar, Emirados Árabes e Jordânia estão com a exportação suspensa apenas para produto oriundo do município de Montenegro.
O ministério informou que permanece em articulação com as autoridades sanitárias dos países importadores para prestar todas as informações técnicas necessárias sobre o caso.
Fonte: Agência Brasil