Assine o Jornal das Missões! Clique aqui!
SANTO ÂNGELO
01 de julho de 2025
Rádio AO VIVO
Internacional

Líder supremo do Irã afirma que qualquer ataque dos EUA terá ‘consequências irreparáveis’

  • junho 18, 2025
  • 2 min read
Líder supremo do Irã afirma que qualquer ataque dos EUA terá ‘consequências irreparáveis’

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, afirmou nesta quarta-feira (18) que qualquer ataque direto dos Estados Unidos ao país terá “consequências sérias e irreparáveis” para os americanos e prometeu uma resposta caso seja alvo de bombardeios.

Em pronunciamento na TV estatal iraniana, Khamenei disse também que o Irã nunca se renderá. Esta foi uma resposta direta às ameaças feitas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que na terça-feira (17) exigiu uma “rendição incondicional” do Irã no conflito com Israel.

Na segunda-feira, Trump abandonou antecipadamente a reunião do G7 para voltar a Washington e “resolver assuntos muito importantes”. Nas horas seguintes, a Casa Branca subiu o tom sobre o conflito. Em uma rede social, ele usou a palavra “nós”, em provável referência à aliança com Israel, ao afirmar que já tinha “o controle do céu do Irã”.

Trump considera um ataque direto em território iraniano que pode acontecer a qualquer momento, o que, segundo especialistas, teria implicações globais. O Irã já ameaçou atacar bases americanas no Oriente Médio em caso de agressão americana.

Ainda se referindo às falas de Trump, Khamenei disse também que “aqueles que conhecem a história do Irã sabem que os iranianos não respondem bem à linguagem da ameaça”.

O conflito direto entre Irã e Israel, com dezenas de ataques aéreos, entrou em seu sexto dia nesta quarta. Desde sexta-feira (13), bombardeios cruzados deixaram mais de 240 mortos e milhares de feridos nos dois países, segundo balanços oficiais divulgados pelos países. Instituições independentes indicam que o número de mortos pode ser maior.

About Author

Carolina Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *