Produtores mobilizados em São Miguel

Nesta sexta-feira (6), os produtores rurais estiveram mobilizados no trevo de São Miguel das Missões, na margem da BR-285. Com várias máquinas no acostamento, os produtores e lideranças políticas da região se reuniram mostrando a crescente insatisfação do setor agrícola com a falta de resposta do governo federal às reivindicações relacionadas à securitização das dívidas rurais — mecanismo considerado essencial pelos produtores para garantir a continuidade da atividade no campo após quatro safras consecutivas de prejuízos.
O prefeito de São Miguel das Missões e presidente da Associação dos Municípios das Missões, Rodrigo Ribas, acompanhou a manifestação, afirmando que a luta dos agricultores é de toda a sociedade, já que a economia regional está fundamentada no agronegócio.
Jacques Barbosa assume direção-geral da Secretaria de Cultura do RS
Ex-prefeito de Santo Ângelo por oito anos, Jacques Barbosa assumiu como diretor-geral da Secretaria de Estado da Cultura nesta semana, com importante papel de auxiliar o titular Eduardo Loureiro na coordenação de todas as ações voltadas aos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis no Rio Grande do Sul, em 2026. “Assumo com alegria e senso de responsabilidade, pois trata-se de um programa estratégico do governo do Estado”, destacou Barbosa.
Para o diretor-geral, o desafio também é auxiliar as prefeituras em questões técnicas que envolvem a elaboração e tramitação dos projetos previstos para os 400 anos, de modo que cheguem alinhados a serem executados com maior agilidade. Por sua experiência em gestão pública, acredita que pode colaborar em toda a área que abrange a pasta da cultura e suas interfaces com a economia, geração de emprego e renda e desenvolvimento social e humano da sociedade.
Para facilitar o contato com as prefeituras no âmbito dos 400 anos e com objetivo de estreitar o diálogo com os movimentos culturais e artísticos da região, a Secretaria de Cultura deve descentralizar a estrutura, criando em Santo Ângelo um Escritório Regional.
Hospital Regional das Missões quer qualificar atendimento às gestantes
Articulada pelo secretário de Cultura do Estado, deputado Eduardo Loureiro, a direção do Hospital Regional das Missões e os vereadores Simone Lunkes e Vando Ribeiro reuniram-se com a secretária de Saúde Arita Bergmann, nesta terça-feira, buscando qualificar o atendimento às gestantes com mais leitos de alto risco, implantação do Banco de Leite e melhorias no Ambulatório Neonatal e no Centro de Parto Normal, entre outras medidas.
Na reunião, também discutiu-se a possibilidade do Hospital Regional das Missões implantar uma unidade de tratamento para queimados, uma das maiores carências da rede pública de saúde gaúcha. A direção do hospital já está debatendo o tema com a Coordenadoria Regional de Saúde, onde o projeto deve ser apresentado. O encontro também serviu para apresentação do novo provedor do hospital, Renato Salzano, e do atual administrador Agnaldo Sampietri.
Relatórios da Fenamilho devem ser finalizados até quinta-feira
A comissão central da 21ª Fenamilho Internacional promoveu mais uma reunião nesta semana. Na oportunidade, o presidente Luís Alberto Voese apresentou um panorama detalhado das ações em andamento. Ele destacou a conclusão da revisão estatutária como uma etapa essencial e anunciou o início da reestruturação do Regimento Interno da entidade.
Segundo Voese, essa nova fase será guiada pelos relatórios das comissões da 21ª Fenamilho Internacional, que devem ser finalizados até a próxima quinta-feira (12).
Em reunião anterior da Associação da Fenamilho foi aprovada uma série de ajustes em seu estatuto. Entre as principais decisões do encontro está a criação do Conselho Consultivo Permanente da Fenamilho (CCPF), formado por ex-presidentes da feira. A medida visa garantir continuidade, memória institucional e apoio estratégico às próximas gestões. Também foram estabelecidas novas regras para os associados, alinhando práticas internas à governança moderna.
Outro ponto destacado por Voese foi o andamento da prestação de contas da 21ª edição. Ele explicou que os valores das contrapartidas variam conforme os acordos firmados com os patrocinadores e que os recursos da feira só serão oficialmente aportados após a devida aprovação por parte das empresas e instituições parceiras.
Encerrando sua manifestação, Voese anunciou que as conversações para definir a nova diretoria da 22ª Fenamilho Internacional estão em estágio avançado e devem ser concluídas nos próximos dois meses.
Ministério autoriza construção do Hospital do Câncer Infantil em Ijuí
Um projeto sonhado há menos de dois anos pela direção do Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI), vai se tornar realidade. Depois de inúmeras viagens à Brasília e municípios da região, o presidente do HCI, Douglas Uggeri, anunciou nesta semana a autorização do Ministério da Saúde para a construção do Hospital do Câncer Infantil e ainda ampliou o projeto, autorizando também uma UTI Pediátrica.
Atualmente são mais de 120 crianças na região das Missões e Ijuí que estão em tratamento oncológico e só conseguem ser atendidas em Passo Fundo, Santa Maria ou Porto Alegre. A sugestão para a construção de um Hospital Infantil não é nada mais nada menos do que do ex-radialista Alan Fonseca, que começou como operador de áudio em Santo Ângelo e hoje ocupa o cargo de diretor de Relações Institucionais do HCI.
O prédio com todos os mais modernos equipamentos imagináveis para o tratamento do câncer terá cinco andares e um custo de mais de R$ 30 milhões, que serão financiados pela Caixa Econômica Federal.
A previsão de conclusão e inauguração do novo hospital está inicialmente prevista para o final de 2027.
Será um avanço extraordinário, não apenas para as crianças com câncer, mas também para os seus familiares, que terão um acolhimento especial durante o tratamento.