Invernadas de Santo Ângelo se apresentam no FestMirim em Santa Maria

Tradicionalismo, comprometimento, mas principalmente, muito amor pela dança. É com muito entusiasmo e expectativa que as invernadas Mirim do C.TG. 20 de Setembro e C.T.G Os Legalistas desembarcam em Santa Maria nesta quinta-feira para representar suas raízes na 29ª edição do Festmirim que acontece no antigo Hotel Fazenda Pampas.
E os pequenos artistas missioneiros se preparam de forma intensa desde o início do ano para levar ao tablado da competição, técnica, entrega e muito amor pela dança, mostrando que tradição se aprende desde cedo.
OS Legalistas
A invernada Mirim do C.TG. Os Legalistas está em sua segunda participação no festival. O grupo se formou em 2021, ainda na pandemia, e atualmente conta com 34 participantes. Os ensaios acontecem duas vezes por semana, além dos treinos extras, que se intensificaram na reta final pré-concurso. Para os instrutores Lucas Franco e Caroline Nabolotnyj, responsáveis, a expectativa é das melhores.
“Sempre olhando, sonhando e trabalhando pelo domingo, pela nossa classificação, mas acima de tudo queremos que eles vivam esse momento único com alegria e amor pelo que fazem”, enfatiza Caroline. Neste ano, as três escolhidas para a classificatória foram rancheira de carreirinha, chote carreirinha e tatu com volta no meio. A apresentação acontece na sexta-feira (29).
“Como muito bem diz a nossa coreografia, queremos transmitir a magia dos olhos das nossas crianças e que essa magia permita a todos voar atrás da nossa dança”, finaliza a instrutora.
20 de Setembro
Já na entidade mais antiga de Santo Ângelo, a preparação não foi diferente, e as emoções estão a mil. O grupo que se formou em fevereiro deste ano, conta com o olhar atento do instrutor Leonardo Veiga. A invernada é composta por 33 integrantes,com idades entre 10 e 14 anos. Para a coordenadora, Marieli Paulos, o objetivo principal é colocar no tablado todo o esforço de meses de ensaios.
“Cada gota de suor que derramamos durante os longos ensaios, e trazer hoje a nossa classificatória para a final de domingo”, declarou Marieli.
Na noite desta quinta-feira (28), a invernada apresentará como danças tradicionais maçanico, rancheira de carreirinha e xote de carreirinha, além das coreografias de entrada e saída.
O Festmirim
O evento de danças tradicionais e outras modalidades para crianças e jovens de até 14 anos, é organizado pelo CPF Piá do Sul, celebra a cultura gaúcha e reúne milhares de participantes e grupos do estado.
Redação Grupo Missões – Lara Santos